Início » Secretaria de Saúde de Poá tem projeto premiado em Simpósio do Condemat

Secretaria de Saúde de Poá tem projeto premiado em Simpósio do Condemat

Trabalho desenvolvido pelo Centro de Fisioterapia tem como finalidade melhorar a capacidade cardiorespiratória e muscular dos pacientes

O projeto “Exercícios Terapêuticos como componente na reabilitação de pacientes pós Sars-Covid 19” da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá foi premiado na tarde desta terça-feira (14/12), durante o Simpósio de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O evento foi realizado em Guararema, contou com a presença da prefeita poaense Marcia Bin, da secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, e diversos prefeitos, deputados e autoridades da região.

O evento é uma ação do Consórcio que tem a finalidade de proporcionar aos municípios a possibilidade de apresentarem as estratégias adotadas na região para prevenir a disseminação da Covid-19 e como cada local superou e tem superado as dificuldades encontradas em meio à pandemia. “Ficamos muito felizes em ver o projeto desenvolvido pelo nosso Centro de Fisioterapia, voltado para a recuperação total de pacientes que tiveram Covid-19, por meio de um trabalho multidisciplinar de exercícios físicos, sendo reconhecido em um evento regional”, destacou a secretária.

Para a prefeita poaense, todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, relacionado à Covid-19 deveria ser premiado, em virtude do comprometimento e dedicação que todos os envolvidos demonstram, diariamente, com o intuito de proteger a população do coronavírus. “Desde o início da campanha de vacinação, a equipe tem apresentado uma doação em nome da população digna de elogios. Em nome da secretária Claudia, parabenizo não só os servidores do Centro de Fisioterapia pelo projeto premiado, mas todos os envolvidos na chamada ‘linha de frente’ de combate ao vírus, pelo empenho em prol do município”, afirmou a chefe do Poder Executivo que esteve acompanhada pelo chefe de Gabinete, Milvio Sanchez.

PROJETO

O Centro de Fisioterapia de Poá realiza o tratamento de exercício terapêutico para pacientes que foram acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19) e que receberam alta da reabilitação pulmonar. O objetivo é melhorar a capacidade cardiorespiratória e muscular dos pacientes que se recuperaram da doença.

“Os pacientes fazem o exercício na sede do Centro de Fisioterapia duas vezes por semana e pelo tempo de duração de quatro a oito semanas para cada grupo. A intenção é proporcionar a melhoria na capacidade cardiorespiratória, restabelecendo a capacidade funcional, além de melhorar a força muscular e diminuir perdas de massa muscular”, explicou Claudia Cristina de Deus.

FOTOS: RODRIGO NAGAFUTI/Secom Poá