Início » Secretaria de Saúde de Poá prepara programação para o Setembro Amarelo

Secretaria de Saúde de Poá prepara programação para o Setembro Amarelo

by Secretaria de Comunicação Secom

A programação é uma ação preventiva de combate ao suicídio; objetivo é capacitar os profissionais da educação para discutir o tema com os alunos

Em virtude do “Setembro Amarelo”, mês destinado à realização de campanhas preventivas de combate ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Poá divulgou, nesta sexta-feira (03/09), o cronograma de ações organizado pelos profissionais da Saúde Mental do município. De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização da população ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada à depressão.

“Essa campanha é divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e vem ganhando mais força a cada ano. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Se considerarmos que a adolescência é um período crucial para a aquisição de habilidades socioemocionais, além de que a pandemia aumentou os fatores de risco para o suicídio em virtude do isolamento social, é indispensável falar sobre este assunto desde cedo tanto em casa quanto nas escolas”, afirmou a secretária de Saúde, Cláudia de Deus.

Segundo a psicóloga Susi Gonçalves, com base nesta realidade, foram incluídas ações nas escolas como parte da campanha “Setembro Amarelo”. “Constatamos que os alunos desenvolvem relações de proximidade com professores, diretores e outros trabalhadores destes espaços e que estes também podem estar enfrentando dificuldades e necessitando de auxílio, por isso optamos por iniciar ações por estes profissionais”, ressaltou.

Desta forma, o cronograma prevê a realização de Rodas de Conversas com os profissionais da comunidade escolar, bem como com os alunos, com o objetivo de estimularmos a discussão aberta deste tema. “Queremos que os profissionais da Educação tenham informações suficientes para discutir sobre o tema com os alunos e, de certa forma, quebrar o tabu que ainda existe em torno do assunto. Serão abordadas as angústias experimentadas por estes profissionais diante de suas vivências com alunos; o reconhecimento de sinais de depressão, automutilação e ideação suicida; bem como formas de abordar o tema nas escolas e divulgação de opções de locais para buscar auxílio”, destacou a psicóloga.

“O mês de setembro foi escolhido como o momento de início destas ações, no entanto elas ocorrerão ao longo dos meses seguintes. Após este momento com os profissionais nas escolas, agendaremos novos encontros e ações com pais ou responsáveis e, posteriormente com os alunos, utilizando abordagens voltadas para a realidade de cada comunidade escolar”, finalizou a secretária.

PROGRAMAÇÃO

Confira as datas e locais em que estas ações já foram confirmadas:

15/09 – 10 horas – Escola Estadual Bertha Corrêa e Castro da Rocha – Profissionais da comunidade escolar

15/09 – 13 horas – Escola Estadual Bertha Corrêa e Castro da Rocha – Profissionais da comunidade escolar

17/09 –13h30 – Escola Estadual Prof.ª Helena Loureiro Rossi – Profissionais da comunidade escolar

21/09 – 10 horas – Reino da Garotada – Alunos acima de 14 anos

28/09 – 10 horas – Reino da Garotada – Alunos entre 10 e 14 anos

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá