EMEBs Walkiria Jannoni Vieira e Professor Walter de Almeida Monteiro já receberam os sistemas fotovoltaicos e outras três unidades serão contempladas ainda neste ano; investimento total chega a R$ 2,3 milhões
O prefeito Saulo Souza está ampliando o programa de eficiência energética desenvolvido em parceria com a EDP em Poá. A iniciativa inclui a instalação de usinas fotovoltaicas em duas escolas da rede municipal, a expansão do projeto para outras três unidades de ensino, além da implantação de mais de 600 luminárias de LED em diferentes bairros, garantindo mais economia de recursos públicos e sua utilização em áreas prioritárias da cidade. O investimento total das ações realizadas pela concessionária no município desde o início de 2025 supera R$ 2,3 milhões.
As EMEBs Professora Walkiria Jannoni Vieira e Professor Walter de Almeida Monteiro já foram contempladas com sistemas de geração de energia solar. Na primeira unidade também foi realizada a substituição das lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômica e eficiente. O investimento da EDP nesta etapa foi de R$ 485 mil. A iniciativa proporcionará uma economia estimada de 125,24 MWh por ano, reduzindo significativamente os custos com energia elétrica e fortalecendo a sustentabilidade dos equipamentos públicos municipais.
Referência regional
Poá se tornou referência regional em eficiência energética com a implantação da primeira usina fotovoltaica do município no Pronto Atendimento Municipal Dr. Guido Guida, em 2025. O sistema possibilitou uma redução de aproximadamente 50% nos custos com energia elétrica da unidade, permitindo que mais recursos fossem direcionados ao atendimento da população. Com a ampliação do projeto para mais três escolas, além das duas já contempladas, o investimento total da parceria entre a Prefeitura e a EDP alcançará R$ 2,3 milhões.
Mais economia e sustentabilidade
A parceria entre a Prefeitura de Poá e a EDP vem se consolidando como uma importante iniciativa de inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Nas duas instituições de ensino já atendidas até o momento, a expectativa é de redução superior a 90% nos gastos com energia elétrica, gerando uma economia anual superior a R$ 100 mil, além de benefícios ambientais decorrentes da diminuição da emissão de gases de efeito estufa. A ampliação do programa permitirá que recursos antes destinados ao pagamento das contas de energia sejam direcionados para áreas prioritárias da administração municipal, como Saúde e Educação.
Mais iluminação e segurança
Durante reunião realizada entre representantes da Prefeitura e da EDP, também foi definida a instalação de mais de 600 luminárias de LED em diversos bairros da cidade. A medida ampliará a modernização da iluminação pública, aumentará a eficiência energética e contribuirá para mais segurança e qualidade de vida da população.
Para o prefeito Saulo Souza, a ampliação do programa demonstra o compromisso da administração municipal com uma gestão moderna, sustentável e eficiente. “Poá segue avançando com uma política de continuidade voltada à eficiência energética, investindo em soluções sustentáveis que reduzem custos e permitem direcionar mais recursos para áreas prioritárias, como Saúde e Educação. A instalação de sistemas de geração de energia solar nas escolas municipais, em parceria com a EDP, reforça nosso compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a gestão eficiente dos recursos públicos. Cada real economizado com energia retorna em forma de mais serviços, mais infraestrutura e mais investimentos para os poaenses”, destacou.
O gestor da EDP, Roberto Miranda, ressaltou os benefícios da iniciativa para o município. “Esse investimento contribui para a redução dos custos com energia nas unidades de ensino, amplia o uso de fontes renováveis e permite que recursos públicos sejam direcionados para outras melhorias importantes. Temos orgulho de atuar em parceria com a Prefeitura de Poá em uma iniciativa que gera benefícios ambientais, econômicos e sociais para a cidade”, afirmou.
