Início » Saúde de Poá promove palestra em alusão ao “Julho Amarelo”

Saúde de Poá promove palestra em alusão ao “Julho Amarelo”

Mês é dedicado a conscientização e combate as hepatites virais; encontro foi realizado no Pronto Atendimento Dr. Guido Guida para profissionais da rede municipal de saúde

Em alusão ao “Julho Amarelo”, mês dedicado a conscientização e combate as hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Poá promoveu na tarde desta quarta-feira (19/07), uma palestra acerca da atualização dos agravos das hepatites virais. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Pronto Atendimento Doutor Guido Guida para profissionais da rede municipal de saúde, entre eles, dentistas, enfermeiros e médicos.

“Este encontro não foi apenas uma oportunidade de aprimoramento profissional, mas um investimento em vidas. As informações absorvidas podem fazer a diferença no tratamento e atendimento da população”, afirma o chefe da Pasta de Saúde de Poá, Alexandre Provisor.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha “Julho Amarelo”, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Vacinação

A vacina da hepatite A é destinada a crianças de 15 meses até 5 anos incompletos, como dose única. Já a imunização contra a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose, sem restrição de idade.

Em Poá, a vacinação contras as hepatites A e B é realizada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 08h30 às 15h30. Para a vacinação é necessário apresentar as carteirinhas do SUS e de vacinação, e um documento com foto.

Foto: Secom – Poá