Início » Saúde de Poá amplia vacinação contra meningite

Saúde de Poá amplia vacinação contra meningite

by Secretaria de Comunicação Secom

Aplicação da vacina Meningocócica C (conjugada) é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município das 09 às 15 horas

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, ampliou nesta quinta-feira (25/05), a vacinação contra a meningite para professores e agentes de organização de ensino. De acordo com a Pasta, a ampliação é temporária e o imunizante Meningocócica C (conjugada) está disponível nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 09 às 15 horas.

“É importante que o público-alvo que essa ampliação abrange compareça até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tome a vacina. Vale ressaltar que a imunização dos jovens de 14 a 19 anos também segue sendo realizada. Agora é a vez dos professores e agentes de ensino que também compõe o ambiente escolar, receberem o imunizante”, disse o responsável pela Pasta, Alexandre Provisor.

Meningite é uma inflamação da meninge, uma membrana que envolve o cérebro e pode acometer pessoas de todas as idades. A doença pode ser transmitida por via respiratória por meio de gotículas que se dissipam no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse, por exemplo. Em casos mais raros, a contaminação pode acontecer através de água contaminada. A meningite é uma doença que pode deixar sequelas, como perda da audição e visão, epilepsia e paralisia cerebral. Em casos mais graves, pode até matar.

“Os equipamentos de ensino são locais propícios para a disseminação da doença, visto que possuem grande número de alunos e funcionários, durante um longo período de tempo. Desta forma é imprescindível a imunização dessa classe de trabalhadores”, reforçou o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Foto: Secom – Poá