Início » Rede básica de saúde retorna com atendimento odontológico

Rede básica de saúde retorna com atendimento odontológico

by Secretaria de Comunicação Secom

As consultas odontológicas no município de Poá foram retomadas e, desde o início deste mês de maio, o agendamento já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o atendimento é realizado em número reduzido, com restrições e todos os cuidados necessários para preservar a saúde do munícipe e dos profissionais que realizarão os procedimentos.

Segundo a coordenação de Saúde Bucal da secretaria de Saúde do município, os atendimentos odontológicos foram suspensos no início da pandemia. “Para esta retomada preparamos diretrizes odontológicas que devem ser seguidas à risca. Serão feitos quatro consultas diárias agendadas, além de todas as urgências (dor de dente) que serão atendidas, somando assim 80 atendimentos por mês em cada unidade”, explicou a responsável pelo setor, Juliana Pelini.

A secretária da pasta, Claudia Cristina de Deus, ressaltou que as consultas serão retomadas de acordo com o agendamento de cada unidade, para pacientes sem sintomas da Covid-19, dando prioridade para as pessoas que já estavam em tratamento e gestantes. “Sabemos a necessidade da população, por isso estamos voltando aos poucos, priorizando a segurança, tanto dos profissionais quanto dos pacientes, neste momento delicado de pandemia”, disse.

A gestante tem direito ao pré-natal odontológico com realização de procedimentos, quando necessários, a partir do segundo trimestre. “Vale ressaltar que a saúde bucal precisa ser priorizada por este público, pois doenças como cárie e gengivite podem evoluir e levar a complicações como parto prematuro, por exemplo”, enfatizou a coordenadora. Outros grupos prioritários também serão vistos de forma consciente evitando aglomerações.

Para realizar o agendamento, o munícipe deve procurar a recepção ou a sala do dentista da unidade mais próxima da sua residência, munido do RG, cartão SUS e comprovante de endereço. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. “Lembrando que pacientes com sintomas da Covid-19 ou que moram com pessoas com suspeitas da doença não podem ser atendidas”, finalizou Juliana.

NOVAS DIRETRIZES

– Acompanhantes aguardam na recepção (exceto casos de real necessidade);

– Atendimento reduzido para não haver aglomerações na recepção;

– Triagem minuciosa (aferição de temperatura, verificação de histórico e sintomas respiratórios);

– Pacientes devem higienizar as mãos na entrada do consultório;

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá