Início » Quatro UBS’s terão horário estendido de oito para 12 horas em Poá

Quatro UBS’s terão horário estendido de oito para 12 horas em Poá

Alteração será aplicada em quatro unidades após contratação da OS para gerir o Guido Guida; expectativa é implantar mudanças a partir do próximo mês

“O município de Poá terá quatro UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) com atendimento 12 horas”. Com esta afirmação, a prefeita Marcia Bin divulgou, nesta quarta-feira (17/11), que os serviços municipais de Saúde serão reestruturados para promover uma melhor assistência à população. A expectativa é implantar as mudanças até o final do próximo mês de dezembro.

Segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, a reestruturação anunciada pela chefe do Poder Executivo já está sendo estudada e discutida pela sua equipe técnica, há alguns meses, juntamente com a prefeita e os demais departamentos competentes da Prefeitura. O primeiro passo para esta reorganização foi a abertura do Edital de Chamamento para a contratação de uma Organização Social (OS), que terá a responsabilidade de gerir o Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida.

“Além da economia que a contratação da OS vai proporcionar à municipalidade, também permitirá que façamos mudanças internas com remanejamento do RH (Recursos Humanos) que atua no Guido Guida para a rede básica. Desta forma, o Pronto Atendimento voltará a contar com 100% do seu atendimento e, consequentemente, também haverá um fortalecimento da rede”, ressaltou a responsável pela Pasta.

De acordo com a prefeita Marcia Bin, assim que a OS assumir o Pronto Atendimento, os médicos e enfermeiros que atuam no Guido Guida serão remanejados para as redes básicas, permitindo a implantação do novo horário estendido, das 7 às 19 horas (atualmente é das 7 às 16 horas) em quatro UBS’s. “As unidades Tito Fuga (Calmon Viana), Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Jardim Nova Poá) e Vereador Wellington Lopes (Jardim América) já foram definidas para ter o horário estendido. Ainda estamos estudando para definir qual será a quarta UBS a ter 12 horas de funcionamento”, afirmou. Além das unidades com o novo horário, os demais postos de saúde também serão beneficiados com o fortalecimento do RH, já que receberão os profissionais da Saúde para reforçar o atendimento aos munícipes.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Atualmente, a unidade do CAPS é gerido por uma empresa terceirizada e com o remanejamento dos profissionais que atuam no Guido Guida, o contrato será suspenso, sendo assim, o atendimento do setor passa a ser realizado pelo RH do município. “Com está modificação, estaremos proporcionando uma economia mensal de R$ 300 mil aos cofres públicos e, consequentemente, uma redução de custo anual de R$ 3,6 milhões”, afirmou a secretária que enfatizou ainda que o atendimento na unidade manterá o mesmo horário de funcionamento, assim como os serviços oferecidos.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá