Início » Prefeitura realiza ação de prevenção às enchentes no Conjunto Alvorada

Prefeitura realiza ação de prevenção às enchentes no Conjunto Alvorada

Caixas coletoras de águas pluviais, localizadas sob a linha férrea da CPTM, próximo à APAE, recebem serviços de limpeza e manutenção

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, iniciou a limpeza das caixas coletoras de águas pluviais localizadas em ambos os sentidos da avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, no Conjunto Alvorada, na manhã desta terça-feira (28/09). As caixas que estão localizadas no trecho sob a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem capacidade de captação de, aproximadamente, um milhão de litros de água, cada.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudete Canada, há cerca de sete anos que as caixas não recebiam serviços de limpeza. “Iniciamos a limpeza da caixa de captação de águas pluviais da pista, sentido centro. Nesta caixa encontramos cerca de 40 centímetros de barro, além da boia que se encontrava danificada, ou seja, em caso de chuva forte, a bomba não seria acionada, as águas das chuvas não seriam direcionadas para o córrego Itaim e, consequentemente, o local inundaria”, explicou.

Cada caixa de captação, segundo a secretária, tem aproximadamente quatro metros de altura, seis metros de largura e 10 a 11 metros de comprimento. “O local é conhecido por acumular grande quantidade de água, em dias de fortes chuvas, devido à passagem subterrânea. Por isso, a necessidade de realizar ações preventivas no local”, destacou Claudete.

COMBATE ÀS ENCHENTES

Segundo a secretária de Meio Ambiente, desde o início do ano, a prefeita Marcia Bin tem solicitado ações de prevenção e combate às enchentes no município. A preocupação da chefe do Poder Executivo é com o período de chuvas previsto para ter início no próximo mês de outubro.

“A pedido da prefeita Marcia Bin, realizamos a limpeza de bueiros e redes coletoras de águas pluviais e o desassoreamento de córregos que são os principais causadores de enchentes na cidade”, finalizou Claudete Canada.

Além destas ações, a Administração Municipal também realizou obras de combate às enchentes no bairro Vila Lúcia e no Jardim Itamaraty, com a implantação de caixas coletores e sistema de captação de águas pluviais. “Na Vila Lúcia a obra já foi finalizada e no Jardim Itamaraty a obra ainda está em andamento, sendo realizada na avenida João Pekny. São ações em pontos diferentes, mas que têm como objetivo o combate aos alagamentos que, por anos, causam transtornos aos munícipes”, destacou Marcia Bin.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá