Início » Prefeitura inicia tratativas para implantar Centro de Referência ao Idoso em Poá

Objetivo é manter os serviços oferecidos pelo Cantinho da Melhor Idade e implantar trabalhos multidisciplinares

A Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciou as tratativas para implantação do Centro de Referência ao Idoso (CRI) no município. Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (01/10), no Paço Municipal, foi solicitado o estudo para viabilizar o projeto que beneficiará a melhor idade poaense.

Segundo o responsável pelo Cantinho da Melhor Idade (CMI), Ivan de Oliveira Gonçalves, o objetivo é implantar novos serviços ao Cantinho. “Queremos anexar o Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CASI) aos serviços do CMI e, para isso, precisamos fazer uma reestruturação. Já temos o projeto aprovado para captação de recursos da iniciativa privada para realizar as reformas necessárias, mas estamos estudando o que é mais viável no que se refere ao local, ou seja, implantar o CRI onde está o Cantinho, atualmente, ou levá-lo para outro local”, disse.

Com a reestruturação citada acima, será possível a solicitação de recursos estaduais e federais para o Centro de Referência. Neste sentido, o CRI será mantido a custo zero para a municipalidade. Queremos oferecer o melhor serviço aos idosos e, para isso, precisamos realizar a implantação deste Centro”, destacou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

Atualmente, o Cantinho da Melhor Idade conta com 1,7 mil idosos cadastrados e até março de 2020, antes de suspender as atividades devido à pandemia da Covid-19, contava com 1,3 mil frequentadores. “Temos aqui o serviço físico terapêutico na reabilitação e promoção da saúde do idoso. Em conjunto com a iniciativa privada, vamos integrar trabalhos multidisciplinares, incluindo educadores físicos do Cantinho, médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, transformando assim o espaço em um grande Centro de Referência”, destacou Ivan de Oliveira.

“Além de respeito, os idosos também merecem um serviço de qualidade. Recebo muito questionamentos sobre a reabertura do Cantinho, se já existe alguma previsão, mas infelizmente, temos que aguardar. Estamos aproveitando este período de inatividade para reestruturar o serviço para, quando for autorizado, voltarmos aos atendimentos já com as novas atividades”, informou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Lucas Bertagnolli.

“Solicitei a Secretaria de Obras Públicas um projeto, em caráter de urgência, que atenda as necessidades para a implantação do Centro de Referência ao Idoso. Com base neste projeto, saberemos o que precisa ser feito, lembrando que já temos o projeto para captação de recurso da iniciativa privada e o mais importante, para darmos uma satisfação aos nossos idosos sobre quando os nossos serviços estarão disponíveis”, destacou a prefeita Marcia Bin.

Além da chefe do Poder Executivo, também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Geraldo Oliveira, os secretários municipais Lucas Bertagnolli, Claudia Cristina de Deus, e o responsável pelo Cantinho da Melhor Idade.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá