Início » Prefeitura de Poá realiza “Operação Ferro-Velho” e notifica quatro estabelecimentos

Dois locais não possuíam alvará de funcionamento e os demais não cumpriam as condições satisfatórias de higiene exigidas pela Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Poá realizou nesta terça-feira (18/01), a Operação Ferro-Velho, por meio do Departamento de Fiscalização de Postura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo da ação é coibir a receptação de produtos furtados no município, bem como preservar a segurança e a saúde pública dos munícipes. A operação resultou na notificação de quatro estabelecimentos.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Carlos Sousa, quatro estabelecimentos foram vistoriados na ação desta terça-feira (18/01) e atendeu a denúncias de munícipes, que chegaram por meio da Ouvidoria Municipal. Pelo setor de Fiscalização de Posturas, dois ferros-velhos foram notificados por não possuírem o alvará de funcionamento, sendo um localizado na Jardim Flórida e o outro no bairro Jardim Nova Poá.

“Além disso, todos os estabelecimentos que passaram pela fiscalização, foram notificados pelas equipes de Vigilância Sanitária para se adequarem ao sistema de combate a vetores. Outros dois espaços localizados no Jardim Itamaraty e Jardim Nova Poá foram notificados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para se regularizarem às condições satisfatórias de higiene e de medidas menos poluidoras, bem como em relação ao ponto de vista do impacto ambiental. O prazo para se regularizarem é de 5 a 10 dias”, explicou Carlos.

O diretor ressaltou ainda que a ação seguirá em futuras datas para orientar os ferros-velhos e as pessoas a se adequarem às leis e, consequentemente, organizar a cidade e oferecer melhores condições à população. “Estamos recebendo muitas denúncias via Ouvidoria Municipal e também aqui no setor em relação à falta de limpeza dos locais e funcionamento fora do horário comercial. Esses atos vão na contramão da segurança e saúde pública e vamos seguir com esse trabalho para garantir uma melhor qualidade de vida a todos”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá