Início » Prefeitura de Poá realiza o “Bairro a Bairro” na Vila Varela neste sábado

Prefeitura de Poá realiza o “Bairro a Bairro” na Vila Varela neste sábado

Evento será realizado na Emeb Professora Solange de Jesus Martins, na Vila Varela, das 10 às 14 horas e levará aos munícipes diversos serviços públicos

A Prefeitura de Poá realiza neste sábado (18/03) a 2ª edição do “Bairro a Bairro”, o evento ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professora Solange de Jesus Martins (rua Alfredo Mauricio Varela, nº 41), das 10 às 14 horas. O evento contará com a participação de diversas Secretarias Municipais e levará aos munícipes serviços, orientações, recreação e outras atividades.

A prefeita Marcia Bin falou sobre a expectativa da segunda edição da ação que ocorre neste sábado. “Há cerca de um mês atrás, nós realizamos o bairro a bairro no Jardim São José e a população conseguiu aproveitar todos os serviços que ofertamos. Desta vez, a ação chega ao bairro Vila Varela e o nosso objetivo é aproximar os serviços disponibilizados pelas nossas Pastas com o munícipe. Esperamos que seja outro dia repleto de serviços e atividades para todos os moradores”, disse a chefe do Executivo municipal.

Durante a ação, a Secretaria de Saúde disponibilizará testes e vacinação contra a Covid-19, vacinas de Sarampo, Caxumba, Rubéola e Poliomielite; Auriculoterapia; Avaliação e orientação odontológica voltada ao risco de cárie; Testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis; Distribuição de preservativos; Dosagem de glicemia e Pesagem voltada ao programa social. Além disso, serão realizados serviços para busca ativa nas residências, visando à prevenção de focos de endemias como a dengue, bem como ações de cuidado animal e aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos.

A Pasta de Cultura realizará uma oficina de slime, além de sessão de cinema, atividades recreativas, videogames e outras brincadeiras. Já, a Secretaria de Educação proporcionará as crianças que estiverem no local, pintura facial e “cabelo maluco”.

A Secretaria de Esportes estará realizando inscrições para as escolinhas esportivas nas modalidades de futsal, futebol, judô, ginástica, ginástica rítmica, karatê, voleibol, voleibol adaptado, basquetebol, handebol, tênis de campo, tênis de mesa, patins e xadrez. Para realizar a inscrição será necessária apresentação de cópias do RG e CPF do aluno e dos responsáveis legais, do comprovante de residência, além de duas fotos 3×4 e declaração escolar do ano vigente.

A Assistência Social irá realizar a atualização do CadÚnico para os moradores que necessitarem do serviço e o “Bazar Solidário Itinerante” que permitirá aos moradores escolherem peças de roupas masculinas, femininas e infantis. Já a Pasta de Habitação irá tirar dúvidas dos munícipes sobre o processo de regularização fundiária, aluguel social e o programa “Minha Casa Minha Vida”.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais contará com um espaço para explicação da Loja Colete e Troque, com cartelas e amostras dos produtos disponíveis. Também terá um local informativo para instruir os munícipes sobre plantio de mudas, além de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis e a exposição de peças feitas de pneu.

A Secretaria de Segurança Urbana convidou as Guardas Civis Municipais de Suzano e Itaquaquecetuba para apresentações. O canil da Guarda suzanense irá se apresentar, bem como a banda da GCM de Itaquaquecetuba. Além disso, a Defesa Civil poaense fará uma exposição dos equipamentos utilizados em operações. A Pasta ainda realizará uma palestra com a Patrulha Maria da Penha.

A Secretaria de Indústria e Comércio disponibilizará diversos serviços entre eles, emissão e 2ª via do Registro Geral (RG); Sebrae; Procon; Banco do Povo; Junta Militar; Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); Frente de trabalho; Preenchimento de documentos; antecedentes criminais; confecção de currículos; impressão de segunda via de CPF (somente com número do título); situação cadastral CPF e extrato do CNIS.

A Pasta de Turismo fará uma pesquisa de demanda para traçar o perfil dos turistas que visitam a cidade, identificar seus interesses em viagens e passeios, além de solicitar a avaliação atual dos pontos turísticos do município. A Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) também estará presente na ação com o caminhão Cata Treco.

E a Secretaria da Mulher fará panfletagem sobre a Lei Maria da Penha, além de informar os munícipes sobre a “Sala Rosa”. Também ocorrerá um plantão com uma advogada e uma oficina de tererê.

Foto: Edem Junior / Secom – Poá