Início » Prefeitura de Poá realiza ação em prol das pessoas em situação de rua

Prefeitura de Poá realiza ação em prol das pessoas em situação de rua

Cobertores, sacos de dormir e uma refeição foram distribuídos às pessoas que recusaram o acolhimento no Albergue Municipal, que teve as vagas ampliadas

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Albergue Municipal, ampliou o serviço de acolhimento e intensificou o trabalho de abordagem social e busca ativa das pessoas em situação de rua.

Na noite desta quarta-feira (18/05), as equipes realizaram a oferta de cobertores, sacos de dormir e refeição àqueles que não aceitaram o acolhimento no abrigo municipal.

Segundo o responsável pela Pasta, Lucas Bertagnolli, que coordenou a ação acompanhado pela prefeita Marcia Bin, o Albergue Municipal conta com 30 vagas, porém, neste período de baixas temperaturas, houve um aumento de 15 vagas, totalizando 45. “Formamos quatro equipes para estas ações de abordagem social, cada uma formada por cinco profissionais. Infelizmente, a grande maioria das pessoas em situação de rua, recusa a oferta do serviço de acolhimento, mesmo durante este período e, nestes casos, as equipes estão ofertando cobertores e sacos de dormir, além de uma refeição. Somente esta semana 150 pessoas já foram abordadas”, afirmou.

As equipes percorreram diversos pontos da cidade ressaltando junto às pessoas abordadas que a qualquer momento elas podem mudar de ideia e procurar o serviço. “Vale reforçar que a abordagem segue intensificada, havendo ou não a recusa em ser acolhido e que temos mantido contato frequente com entidades que têm um trabalho social de acolhimento, dando todo o suporte necessário disponível para auxiliar”, disse Lucas Bertagnolli

Para a chefe do Executivo municipal, ações como essa são de extrema importância, mesmo para aquelas pessoas que se recusam a aceitar o acolhimento. “No Albergue Municipal, gerido pela Associação Social Afro Brasileira, são oferecidos acolhimento integral (dia e noite), caso aceitem, alimentação e todo apoio social com profissionais especializados. Para quem se recusa à ir para o abrigo, estamos entregando os cobertores e sacos de dormir para tentar amenizar o frio”, enfatizou Marcia Bin.

A pasta ressalta ainda que caso o munícipe encontre alguém em situação de rua, pode entrar em contato pelo telefone 4636-5678. O atendimento é 24 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá