Início » Prefeitura de Poá intensifica atendimento nos Caps e faz um alerta sobre os cuidados com a saúde mental

O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) atende pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos, alcoólatras, além de crianças e jovens

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), após o advento da pandemia da Covid-19, 86% dos brasileiros apresentam algum tipo de transtorno mental. Diante deste número alarmante, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) vem intensificando os atendimentos prestados à população poaense e visa alertar a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente neste mês, que é dedicado à conscientização a respeito deste tema, com o chamado “Janeiro Branco”.

A rede municipal de saúde conta atualmente com o CAPS/AD destinado aos pacientes dependentes químicos e alcoólatras, o CAPS II que realiza os atendimentos para o público em geral, bem como com as unidades de suporte, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Tito Fuga e Calmon Viana, para casos de menor complexidade. Além disso, o Centro Municipal de Especialidades (CEME) realiza o atendimento de crianças e jovens.

O CAPS conta com uma rede de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e psiquiatras. A equipe de psiquiatria realiza em média 300 atendimentos mensais. Já a equipe especializada, atende cerca de 900 pacientes mensalmente. Os atendimentos prestados incluem salas de oficina, jardinagem, caminhadas, farmácia para aquisição dos medicamentos receitados, visita domiciliar e sessões de acolhimento.

Vale ressaltar ainda que o setor de psiquiatria também oferta o serviço de telemedicina aos sábados, atendendo em média 30 pacientes semanalmente. O serviço iniciado no ano de 2022, em decorrência da pandemia da Covid-19, tem por objetivo agilizar e acompanhar os cuidados dos pacientes que não consigam comparecer aos atendimentos presenciais.

“Precisamos estar atentos e cuidar da nossa saúde mental, por isso, as nossas unidades do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) estão intensificando os atendimentos aos pacientes poaenses. Estamos no “Janeiro Branco”, mês dedicado ao cuidado da saúde mental em todo o país. Esperamos que nossos munícipes que necessitarem de atendimento psicológico ou psiquiátrico procurem o CAPS, com toda certeza eles serão acolhidos e tratados da melhor maneira possível”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Além disso, com o intuito de garantir o bom acolhimento, os cuidados necessários aos pacientes e a ampliação dos atendimentos, foram realizadas novas contratações e um novo certame para o preenchimento das vagas na equipe de saúde mental.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom Poá