Início » Prefeitura de Poá inaugura Ossário Municipal e resgata dignidade no Cemitério da Paz

Prefeitura de Poá inaugura Ossário Municipal e resgata dignidade no Cemitério da Paz

by Secretaria de Comunicação Secom

Espaço recebeu melhorias estruturais e de segurança após anos de abandono; investimento contou com apoio do deputado estadual Oseias de Madureira

A Prefeitura de Poá inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), o Ossário Municipal, localizado no Cemitério da Paz. O espaço passou por uma grande reforma e recebeu melhorias estruturais e de segurança, garantindo mais dignidade e cuidado com a memória daqueles que já partiram e de seus familiares. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama, Flavia Souza, do deputado estadual Oseias de Madureira, que destinou recursos para a obra, além de vereadores e secretários municipais.
Entre as intervenções realizadas estão a pintura interna e externa, a substituição da fiação elétrica, a troca do forro e do telhado metálico, além da instalação de nova iluminação e de uma cerca de aço em espiral na parte superior do prédio para evitar invasões. Atualmente, o espaço tem capacidade para receber 2,5 mil ossadas.
Durante a inauguração do Ossário Municipal de Poá, o prefeito ressaltou que a obra vai além da reforma estrutural, ela reforça o compromisso da atual gestão com a memória e com o cuidado humano. Ele pediu ainda que todos os presentes fizessem um momento de reflexão e oração em respeito às famílias que convivem com a dor do luto. “Não se trata apenas de mármores, porcelanatos, nova iluminação, novas paredes, um novo telhado, mas sim de um espaço de acolhimento, de respeito e de dignidade para todas as famílias poaenses”, destacou.
O prefeito relembrou o estado de abandono em que o Cemitério da Paz foi encontrado assim que assumiu a cidade e do seu compromisso de transformar o local. “O Cemitério Municipal de Poá é como uma cidade dentro da própria cidade. No início da nossa gestão, encontramos este espaço totalmente abandonado e, por isso, iniciamos uma força-tarefa. Buscamos apoio do deputado Oseias de Madureira para concluir essa obra, que estava parada há quase 15 anos. Agora, com a implantação dessas gavetas, 2,5 mil famílias terão mais dignidade e respeito na preservação da memória de seus entes queridos que já partiram”, concluiu Saulo Souza, ao lado da primeira-dama, que também participou de perto de todo trabalho de revitalização realizado no local.

O deputado estadual, por sua vez, destacou seu vínculo com Poá, cidade onde nasceu e onde vive sua família. Ele relembrou a indignação que sentiu ao visitar o cemitério em 2023, durante o sepultamento de um tio, e afirmou que a partir daquele momento decidiu buscar recursos estaduais para a revitalização do espaço.
O parlamentar anunciou que já destinou R$ 5 milhões ao município durante o seu mandato e, na atual gestão do prefeito Saulo Souza, foram R$ 2 milhões que o prefeito aplicou na reforma do Ossário Municipal. Oseias ressaltou que o local agora garante dignidade e respeito às famílias que enfrentam a dor do luto e reforçou seu compromisso de continuar destinando verbas para melhorias na cidade.
“Poá é a cidade onde nasci, tenho o dever de fazer por ela aquilo que só consigo como deputado. Ainda este ano, vamos encaminhar mais recursos para que o município siga crescendo e sendo abençoado”, afirmou.

A secretária de Serviços Urbanos de Poá, Gizele Dias, destacou a satisfação em inaugurar o novo Ossário Municipal e ressaltou a transformação do Cemitério da Paz, agora limpo, organizado e acessível para as famílias. Ela agradeceu ao prefeito Saulo Souza, à primeira-dama Flavia Souza e à equipe do cemitério pelo comprometimento e empenho que possibilitaram a entrega de um espaço digno e bem cuidado.

Novas ações
O prefeito anunciou ainda novos investimentos para modernizar a estrutura do cemitério. Entre as próximas ações estão previstas a reforma do velório municipal, a instalação de câmeras de monitoramento, iluminação em LED, revitalização das quadras e a concretagem das ruas internas.
“Queremos um cemitério preparado com carinho e amor para toda a população. Nossa prioridade é garantir respeito e dignidade à memória de quem já se foi e conforto às famílias que frequentam este espaço”, concluiu Saulo Souza.