Início » Prefeitura de Poá inaugura o Viveiro Municipal

Prefeitura de Poá inaugura o Viveiro Municipal

O Viveiro fica na sede da Secretaria de Meio Ambiente; no local também há uma estufa

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais inaugurou nesta sexta-feira (30/06), o Viveiro Municipal e a estufa, que integram o Centro de Educação Ambiental (CEA). A entrega dos espaços marcou também o encerramento da programação ‘Junho Mais Verde’ que contou com diversas ações realizadas durante este mês em prol do meio ambiente.

Com diferentes espécies de plantas e árvores, o Viveiro Municipal e a estufa estão localizados na sede da Pasta, na avenida Adutora, nº 1.111, Jardim Nova Poá.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Claudete Canada, com os espaços para cultivo, as atividades no CEA serão promovidas para os alunos das escolas poaenses. “Trabalhos de conhecimento, cultivo e preservação das plantas e do solo serão desenvolvidos, além de cursos práticos de capacitação para a produção de mudas, voltados para a comunidade e profissionais da educação”, explicou a secretária.

A Pasta informou que as plantações de hortaliças, leguminosas e espécies medicinais que serão feitas na estufa também reabastecerão o projeto “Horta nas Escolas”, que já é realizado em diversas instituições de ensino do município. Além disso, também serão produzidas espécies arbóreas nativas e ornamentais que serão utilizadas na arborização de espaços públicos da cidade.

A estufa construída na área permite o acompanhamento de todas as variáveis necessárias para o bom cultivo de hortaliças, plantas e árvores, entre elas, o controle de temperatura, os níveis de irrigação do solo, além da quantidade de luz e vento que devem adentrar a estrutura. Após o cultivo dos plantios, eles serão realocados para o Viveiro onde receberão toda manutenção adequada.

Participaram também da cerimônia de inauguração os secretários municipais Claudete Canada (Meio Ambiente), Ariel Borges (Cultura), Alcides Leme (Indústria e Comércio), Simone Lacerda (Educação), Felipe Esteves (Assistência Social), Fábio Henriques (Comunicação), a vereadora e presidente da Câmara, Patrícia Bin, os gerentes da Sabesp, Leonard Almeida (regional) e Carol Queiroz (manutenção), o Grupo de Escoteiro São João Ybipiá 420 e a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Poá.

Foto: Secom – Poá