Início » Prefeitura de Poá e Câmara iniciam trabalhos de unificação do sistema orçamentário

Objetivo é atender ao decreto federal que determina a junção dos sistemas para os órgãos públicos até o final de dezembro deste ano

Com a finalidade de atender ao decreto federal nº 10.540/2020, a Prefeitura de Poá sediou, na manhã desta terça-feira (15/02), uma reunião com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo objetivando a implantação do Sistema único e Integrado de Execução Orçamentária (SIAFIC).

Segundo a secretária da Fazenda e presidente da comissão formada para gerir a pauta, Elisangela Gomes, o Sistema Integrado tem como objetivo fazer com que os poderes utilizem os recursos públicos seguindo as mesmas regras e “falando a mesma língua” na hora de registrar os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial. “O SIAFIC
vai proporcionar melhor organização e uniformidade a esse controle de forma geral, além facilitar a fiscalização por parte dos Tribunais de Contas, por exemplo. Desta maneira, vai inibir fraudes e maquiagens contábeis e estabelecer uma cultura e também rotinas de boas práticas, de modo a evitar repetição de problemas do setor público”, destacou.

Todos os municípios, de acordo com a secretária, têm até o final deste ano para estarem adequadas ao SIAFIC e, se necessário for, já ter realizado as licitações para contratação de uma empresa que esteja apta a utilizar o sistema. “Estamos apenas iniciando os trabalhos, temos um cronograma a seguir e, acredito que teremos tempo suficiente para finalizar as reuniões para que os dois poderes estejam adequados ao que determina o decreto federal”, finalizou Elisangela Gomes.

Além da secretária, a comissão é composta pelos servidores da Prefeitura, Tânia Nascimento (Contabilidade), Marcos Ventura (Tecnologia e Informática), Daniela Abreu (Secretaria da Fazenda), Dr. Guido (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Sérgio Ruiz (Secretário de Administração), além dos representantes da Câmara Municipal, Geraldo Gonçalves (Contabilidade) e Filipe Macena (Servidor) e da Conam Sr. Walter Penninck, Eduardo e Dra Fabiana.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá