Início » Prefeitura apresenta ações para manter escolas seguras em audiência da Câmara

Prefeitura apresenta ações para manter escolas seguras em audiência da Câmara

Além de mostrar o trabalho em prol da segurança, secretários municipais responderam aos questionamentos dos vereadores e população

As Secretarias Municipais de Educação, Segurança e Governo de Poá participaram nesta quinta-feira (13/04), da audiência pública da Câmara Municipal para apresentar as ações que estão sendo feitas em relação à segurança nas escolas e creches do município, neste período em que ataques a unidades de ensino no País abalaram a sociedade.

A Prefeitura tem realizado amplo trabalho intensificando o patrulhamento realizado pela equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) nas escolas, além do sistema de segurança com monitoramento por câmeras e botão do pânico que abrange todas as unidades de ensino da rede municipal.

“Esta audiência nos permitiu apresentar o que vem sendo feito para continuarmos mantendo os ambientes escolares seguros. Além disso, estamos estudando possibilidades para aumentar ainda mais a segurança nesses locais, formando uma rede com outras Pastas”, disse a secretária de Educação, Simone Lacerda, que respondeu aos questionamentos durante a audiência.

A Secretaria de Educação informou também que existe um estudo para ver a viabilidade de contratar uma equipe para controlar o acesso às escolas e que todas as unidades receberam a orientação para manter seus portões fechados. Outro ponto explanado, é que por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, a partir da próxima semana, será iniciado um trabalho com psicólogo nas unidades de ensino.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcos Xavier da Silva, além das rondas, os Guardas estabelecem contato com os diretores das escolas e palestras começaram a ser ministradas com objetivo de esclarecer educadores e estudantes. “Chamo a atenção ainda para as notícias falsas que circulam e que causam medo na população. É preciso ter cautela e se informar por meios oficiais”, alertou.

O secretário de Governo Ricardo Massa, também participou da audiência, assim como o chefe da Pasta de Comunicação, Fábio Henriques e o da Saúde, Alexandre Provisor.

Estavam presentes os vereadores Rogério Mathias (presidente da comissão de educação), Patricia Bin (presidente da Câmara), Marcio da Ranni, Welson Lopes, Marcílio Duarth, Jilmara Quirino, Beto Melo, Lucas Ferrari, Luiz Eduardo Alves, José Fabrício de Oliveira, Fabio Camilo Batista, Saulo da Costa e Emerson dos Santos.

Foto: Secom – Poá