Início » Prefeita Marcia Bin faz balanço do primeiro ano de gestão

Prefeita Marcia Bin faz balanço do primeiro ano de gestão

Primeiro semestre teve como foco as medidas para buscar reequilíbrio financeiro da cidade; já na segunda metade do ano, foram iniciadas ações em diversos setores

A prefeita poaense Marcia Bin fez um balanço do primeiro ano de sua gestão na última sexta-feira (31/12). Para ela, o resultado foi positivo e construtivo, pois objetivou os próximos três anos de mandato. A chefe do Executivo Municipal destacou o choque de gestão para equilibrar as finanças da cidade como a principal ação de 2021, que proporcionou ações importantes no segundo semestre, nas áreas da saúde, segurança, educação, infraestrutura e zeladoria.

“Iniciamos 2021 com a cidade em uma situação muito complicada, porque além da pandemia da Covid-19, ainda tínhamos a situação econômica do município totalmente comprometida, o que nos obrigou a decretar estado de calamidade financeira ainda no primeiro mês de gestão. Acredito ter sido o pior ano da história de Poá em razão das dificuldades, mas que estão sendo superadas por meio das medidas que não foram fáceis de serem aplicadas, mas necessárias diante do cenário”, destacou a prefeita Marcia Bin.

Tais ações de economia da Administração Municipal foram executadas em todos os setores sendo o primeiro, no próprio Gabinete da Prefeita e no 1º escalão, reduzindo em 20% os subsídios da chefe do Executivo, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Esta redução também se estendeu aos servidores comissionados que tiveram a mesma redução em seus vencimentos. Posteriormente, prédios locados foram entregues ou tiveram os contratos revisados, assim como os contratos de diversos prestadores de serviço e, por fim, a suspensão do vale-alimentação e das horas extras.

“De todas as medidas adotadas, as que afetaram diretamente os servidores foram as mais difíceis e as que mais me entristeceram. Nenhum gestor assume uma prefeitura pensando em tomar decisões que possam pesar contra os funcionários, mas diante da situação que vivíamos, tais medidas eram indispensáveis para o reequilíbrio financeiro de Poá, caso contrário, a situação poderia se agravar ainda mais, antes mesmo do término do ano. Vale ressaltar que, qualquer um que tivesse vencido as eleições, teria que adotar estas medidas. Fizeram muita politicagem em cima da situação, mas não vi ninguém sugerindo outras intervenções que, de fato, mudassem a realidade. Também é bom destacar que o vale alimentação não foi cancelado e, sim suspenso, pois queremos retornar com ele o mais breve possível. Com base em tudo que vivemos e fizemos, afirmo que 2021 foi um ano tão produtivo quanto difícil, porque nos proporciona a possibilidade de iniciar 2022 com uma situação que ainda não é a ideal, mas inegavelmente muito melhor do que encontramos um ano atrás”, afirmou a chefe do Executivo.

De acordo com a prefeita, o primeiro semestre foi totalmente voltado para medidas internas, objetivando o reequilíbrio da saúde financeira, o que impossibilitou a Administração Municipal a realizar grandes investimentos nas áreas já identificadas como precárias como saúde e segurança, por exemplo. Tais medidas só começaram a surtir efeito no início do segundo semestre, quando as melhorias começaram a ser aplicadas em diversos setores.

INFRAESTRUTURA

Foram realizadas obras de implantação de rede de captação de águas pluviais na Vila Lúcia e na avenida João Pekny (Jardim Itamaraty), além da revitalização da avenida três Pontes e construção de uma quadra esportiva entre os bairros Jardim Picosse e Jardim Julieta, além do início da Operação Tapa-Buraco e da manutenção da iluminação pública.

SEGURANÇA

Além da efetivação de 25 Guardas Civis Municipais, a Administração Municipal iniciou a instalação de 65 câmeras de monitoramento, sendo que, 15 já estão em operação. A prefeita Marcia Bin também já anunciou a efetivação de mais 25 agentes para este mês de janeiro com o objetivo de aumentar o efetivo da Guarda Municipal e, consequentemente, a segurança dos prédios públicos e da população.

EDUCAÇÃO

Iniciou as obras de reforma e manutenção em 11 unidades escolares, sendo nove Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb) e duas creches, além de mais sete estabelecimentos de ensino que estão em trâmite para iniciar as obras ainda no início deste mês de janeiro e garantiu, por meio de processo licitatório, o uso de apostilas para todos os 14 mil alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022.

SAÚDE

A área mais complicada da gestão, por ter sido a mais afetada pela crise financeira, está passando por grandes mudanças, já que a prefeitura está finalizando o processo para contratação de uma Organização Social (OS) para gerir o Pronto Atendimento Municipal Guido Guida. O objetivo é normalizar e melhorar o serviço prestado aos munícipes e, consequentemente, otimizar a rede básica de saúde, já que o atual RH (Recursos Humanos) do Guido Guida será remanejado para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Inclusive, quatro unidades terão atendimento ampliado para 12 horas.

ZELADORIA

Uma das principais reclamações da população era em relação à zeladoria da cidade e para atender a esta demanda, a Prefeitura implantou a Frente de Trabalho Municipal que, atualmente, conta com 112 bolsistas, por meio do Programa de Combate ao Desemprego e Incentivo à Qualificação Profissional. Além de cuidar da limpeza e zeladoria da cidade, o programa concede aos bolsistas que se encontravam em situação de desemprego, uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 802,85 e cesta básica no valor de até R$ 150 pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti / Ronaldo Andrade – Secom Poá