Início » Prefeita Marcia Bin comparece em audiência do Condemat com o DAEE

Prefeita Marcia Bin comparece em audiência do Condemat com o DAEE

Durante o encontro, os prefeitos das cidades do Alto Tietê explanaram demandas municipais para combate das enchentes na região

A prefeita Marcia Bin participou nesta quarta-feira (01/03) de uma audiência entre o Consorcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica. A reunião teve como objetivo a solicitação de apoio emergencial ao Departamento para conter as enchentes e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas nas cidades da região.

Durante o encontro, os prefeitos e demais autoridades das cidades do Alto Tietê, foram recebidos pela superintendente do DAEE, Mara Ramos, e a subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Samanta Souza, para discutirem demandas regionais e municipais. Dentre as reivindicações estão o desassoreamento do trecho do Rio Tietê, que corta a região, bem como a abertura das comportas da barragem da Penha, em São Paulo.

“O encontro dos membros do Condemat com a superintendência do DAEE foi importante para conseguirmos o apoio no combate às enchentes que atingem, não somente Poá, mas diversas cidades da nossa região. Sabemos que esse período de chuvas é critico e que diversas famílias estão sofrendo com os impactos dos temporais, por isso é fundamental traçar estratégias e planos para diminuir os alagamentos”, disse a chefe do Executivo municipal, Marcia Bin.

A superintendência se comprometeu em acelerar as obras de manutenção de quatro das seis comportas que atuam na barragem da penha. Além disso, o desassoreamento do trecho do Rio Tietê entre as cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, está previsto para ocorrer até o final do ano.

Sobre a cidade poaense foram apresentadas questões e demandas acerca do Córrego Itaim, Rio Guaió, Piscinão, além da solicitação de viabilização da atualização do Plano Municipal de Microdrenagem e Macrodrenagem entre os municípios de Poá e Ferraz de Vasconcelos.

Também estiveram presentes na reunião, o vice-presidente do Condemat e prefeito de Arujá, Luis Camargo, os prefeitos Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba); Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); Gustavo Henric Costa, O Guti (Guarulhos); Carlos Chinchilla (Santa Isabel); Carlos Alberto Taino (Biritiba Mirim); Vanderlon Gomes (Salesópolis); Rodrigo Ashiuchi (Suzano); além do deputado estadual, Jorge Wilson.

Foto: Rodrigo Nagafuti / Secom – Poá