Início » Prefeita Marcia Bin acompanha início da 2ª etapa da vacinação contra a gripe

Prefeita Marcia Bin acompanha início da 2ª etapa da vacinação contra a gripe

A segunda etapa da vacinação contra a influenza (gripe) teve início no município de Poá, na manhã desta terça-feira (11/05). A prefeita Marcia Bin esteve no Centro de Saúde II (CS), na região central, para acompanhar a imunização dos idosos com idade a partir de 60 anos e dos profissionais da educação. A campanha segue vacinando o público-alvo da 1ª fase, que são crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, indígenas e trabalhadores da saúde.

“A vacinação contra a gripe é uma campanha muito importante, principalmente diante da pandemia da Covid-19. Aproveito para convocar as pessoas que se encaixam no público-alvo das 1ª e 2ª etapas para que compareçam a qualquer uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município para serem vacinadas”, afirmou a chefe do poder Executivo.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, é preciso ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza. “O indicado é, no mínimo, 14 dias de intervalo entre as aplicações. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, destacou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a adesão no município está muito abaixo da meta e a imunização contra a gripe é de extrema importância. Segundo a última atualização feita no dia 6 de maio, apenas 36% do público-alvo da 1ª etapa havia sido vacinada. “A meta é imunizar pelo menos 90% das 13,8 mil que compõem esse grupo. Não deixem de se vacinar, essa vacina é necessária, pois com ela podemos prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença como, por exemplo, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)”, afirmou a secretária da pasta, Claudia Cristina de Deus.

No ato da vacinação, o público-alvo da 1ª etapa deve apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. Já os idosos com mais de 60 anos devem estar munidos com o comprovante de endereço e RG e os profissionais da educação, com qualquer documento que comprove atividade funcional na área como, por exemplo, holerite, crachá ou CLT.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá