Início » Poá terá programação especial no Outubro Rosa

Poá terá programação especial no Outubro Rosa

Cidade contará com palestras na área de oncologia, doação de lenços, exames de mamografia, tendas de saúde e Caminhada contra o Câncer

A Prefeitura de Poá inicia hoje (dia 06/10) a programação especial Outubro Rosa com uma série de atividades voltadas para a saúde feminina, o combate ao câncer de mama e colo de útero. O objetivo é alertar as mulheres sobre a doença, formas de prevenção e promover o acolhimento daquelas que estão em tratamento ou passaram pelo câncer.

A programação está sendo realizada de forma conjunta pela Secretaria de Saúde; da Mulher; de Assistência Social; Turismo; Educação e pelo Fundo Social de Solidariedade. “Estamos todos unidos no combate ao câncer, em especial o de mama e colo de útero. A prevenção é o melhor caminho para a cura e queremos levar informação ao maior número possível de mulheres”, afirma a prefeita Marcia Bin.

Uma das ações é a arrecadação de lenços, que serão doados para pacientes oncológicas. A cidade contará com pontos de coleta na UBS Nova Poá e em Calmon Viana; na Praça da Bíblia; na EMEB Estância Hidromineral de Poá; na sede das Secretarias da Mulher, e Assistência Social; no Paço Municipal, no Pronto Atendimento Guido Guida, na estação da CPTM Calmon Viana e no Cras Kemel. A arrecadação se encerra no dia 31 de outubro.

Já no dia 09, às 16h, acontece a exposição Mulheres Guerreiras, na sede da Secretaria de Turismo. O evento será realizado até o dia 12, das 10h às 17h e contará com a participação de mulheres que venceram o câncer de mama. No dia 12 haverá a Tenda Outubro Rosa instalada na Praça da Bíblia, das 11h às 17h. O espaço contará com equipe da Prefeitura distribuindo informativos, tirando dúvidas e sorteando camisetas ligadas à campanha.

A partir do dia 17 a UBS Nova Poá dará início aos exames de mamografia, prioritariamente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou a partir de 40 anos com risco elevado. As interessadas deverão comparecer à unidade de saúde localizada na Rua Cap. Pedro Esperidião Hoffer, 223, das 8h às 16h para obter informações e realizar o agendamento do exame.

No dia 20 a Câmara Municipal abrigará a palestra “Câncer de mama e colo uterino”, com o médico oncologista Jorge Abssamra Filho. Haverá também orientação jurídica para pacientes oncológicas, com a advogada Aretha Chaia Marques. As atividades começam às 10h.

O Baile do Idoso, realizado no dia 23 na Praça de Eventos, também contará com a Tenda Outubro Rosa, das 14h às 18h. O evento é destinado para pessoas com mais de 60 anos atendidas pelo Cras.

A programação se encerra com a Caminhada Outubro Rosa, no dia 28 de outubro. A concentração acontecerá a partir das 8h, em frente à Câmara Municipal, com aula de alongamento, dança e tenda da saúde, oferecendo às mulheres, gratuitamente, exames de diabetes e aferição da pressão arterial.

Já a caminhada está marcada para às 9h – as primeiras a chegar ganharão camiseta da campanha. O evento se encerra com mais aulas de ginástica e dança para a mulherada.

Mais informações no site poa.sp.gov.br.