Início » Poá tem média de geração de empregos superior a todo o ano de 2021

Poá tem média de geração de empregos superior a todo o ano de 2021

Município fechou o mês de julho de 2022 com 143 admissões a mais do que desligamentos; neste ano já foram admitidas 9.290 pessoas com carteira assinada

O município de Poá segue apresentando números positivos com relação à geração de emprego no setor privado. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (28/08), pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a cidade registrou 1.247 admissões com carteira assinada e 1.104 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 143 novos empregos.

Os números acima são referentes ao mês de julho e se comparados com o mesmo período do ano passado, o avanço se destaca ainda mais, já que em 2021 o município fechou o mês com saldo negativo (977 admissões e 1.003 demissões).

“O ano passado ainda foi marcado por muitas oscilações causadas pela pandemia da Covid-19 e, mesmo assim, ainda fechamos 2021 com um saldo positivo de 1.071 novas vagas de emprego (12.975 contratações e 11.904 baixas na carteira, ou seja, foram 8,25% admissões a mais do que desligamentos. Neste ano, esta porcentagem positiva está em 13,82%, ou seja, estamos com uma média superior ao ano anterior e se continuarmos assim, fecharemos o ano registrando mais admissões do que em 2021”, destacou o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Junior.

Segundo o Caged, a cidade de Poá é a quarta da região em criação de vagas de emprego e em saldo positivo de admissões com carteira assinada, ficando atrás apenas das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. Os setores que mais se destacaram neste balanço de Julho foram “Serviços” com saldo positivo de 680 contratações, “Comércio” com 288 admissões e “Indústria” com 206 novos empregos.

“Consideramos a parceria que temos com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) como de extrema importância para termos estes números positivos, pois por meio dela ofertamos cursos e palestras voltados aos empresários e microempreendedores para que os mesmos possam obter novos conhecimentos por meio de capacitações, fator que consideramos de extrema importância para este momento de retomada econômica”, afirmou o secretário.

Para a prefeita Marcia Bin, o incentivo ao desenvolvimento da economia municipal é necessário para que a cidade possa se recuperar dos danos causados pela pandemia, o mais rápido possível. “Sempre é bom ressaltar que não é a prefeita quem gera empregos, mas cabe a mim enquanto gestora pública incentivar e ofertar condições para que as empresas e comércios da cidade possam se desenvolver e, consequentemente, abrir novas vagas de emprego. Além disso, também fazemos a nossa parte ajudando os munícipes que se encontram fora do mercado de trabalho a encontrarem emprego, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que está em constante trabalho de captação e direcionamento de vagas”, afirmou a chefe do Executivo municipal.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTO: Ronaldo Andrade – Arquivo Secom Poá