Início » Poá reduz roubos de veículos em 35% e aumenta número de prisões em 58% em um ano

Poá reduz roubos de veículos em 35% e aumenta número de prisões em 58% em um ano

by Secretaria de Comunicação Secom

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado apontam queda expressiva da criminalidade em 2025, primeiro ano da gestão Saulo Souza, resultado do reforço estrutural da Guarda Civil Municipal (GCM) e de ações integradas com as Polícias Militar e Civil

No primeiro ano da gestão do prefeito Saulo Souza, Poá registrou melhora significativa nos índices de segurança em comparação a 2024, com redução expressiva em crimes como roubo de veículos (35%) e roubo de carga (46%), além do aumento da produtividade policial, com o total de prisões crescendo 58% e ocorrências de tráfico de drogas subindo 49% em um ano, conforme dados oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Os números reforçam que as ações adotadas ao longo de 2025 colocaram a segurança pública do município em um novo patamar.
Entre os principais avanços apontados no levantamento estadual está a queda nos casos de roubo de veículos, de 217 para 142 ocorrências (35%), enquanto o roubo de carga apresentou retração ainda maior, de 46%, passando de 15 para oito registros. O mesmo vale para os crimes de latrocínio, que caíram de três ocorrências em 2024 para uma em 2025, redução de 66%, além da diminuição nas tentativas de homicídio, que caíram de cinco para quatro casos, retração de 20%.
Produtividade policial
Os dados referentes à produtividade policial também apontam para um momento de maior segurança na cidade. As prisões saltaram de 92 para 146 em um ano, alta de 58%. O número de ocorrências de tráfico de drogas registrado também cresceu de 41 para 61 no mesmo período, garantindo elevação de 49%, assim como os inquéritos abertos na cidade, que passaram de 568 para 660 (16%).
Crimes sexuais
Os números da SSP mostram queda significativa nos crimes sexuais. O total de estupros caiu de 45 registros em 2024 para 22 em 2025, redução de 51%, sendo que os casos de estupro de vulnerável diminuíram de 36 para 15 ocorrências, queda de 58%.
Investimento
Todos os resultados positivos para Poá refletem uma estratégia baseada em planejamento, fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM), parceria com as Polícias Militar e Civil e presença constante nas ruas.
Desde o início de 2025, a Prefeitura intensificou operações permanentes de patrulhamento, com foco no combate ao tráfico de drogas, prevenção de crimes patrimoniais e ações contra a perturbação do sossego, ampliando a sensação de segurança nos bairros e regiões de maior circulação.
Um dos destaques da política de segurança da atual gestão foi o avanço em ações estruturantes, com renovação da frota e entrega de novas viaturas, incluindo veículos 4×4 para as equipes especializadas da ROMU, motos de 500 cilindradas para as Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROMO) e automóveis devidamente equipados para o policiamento de rotina, além da aquisição de radiocomunicadores, para os veículos e para uso dos GCMs, e novos coletes balísticos, ampliando a capacidade operacional da corporação.
Também houve a implantação do novo pró-labore aos policiais militares que atuam no município, medida que voltou a tornar a cidade mais atrativa para profissionais que antes optavam por trabalhar em municípios vizinhos, reforçando o efetivo nas ruas.
Para o prefeito, os resultados alcançados em 2025 representam apenas o começo de um projeto mais amplo para a segurança pública. “É a segurança pública de Poá em um próximo nível. Esses avanços mostram que estamos no caminho certo, mas isso é só o início. Já anunciamos a obra do posto do Corpo de Bombeiros, um sonho antigo da população poaense que vai se tornar realidade. Em breve, também realizaremos a troca de todo o parque de iluminação pública por LED e a implantação de 150 novas câmeras de monitoramento na cidade. As licitações para isso, inclusive, já estão em andamento. Tudo isso para garantir mais proteção, prevenção e qualidade de vida para a população”, destacou.
O secretário de Segurança Urbana reforçou a responsabilidade da pasta diante dos números positivos. “Os dados mostram que o trabalho está dando resultado, mas também aumenta a nossa responsabilidade. Seguiremos atuando de forma integrada, com operações constantes, valorização dos nossos agentes e planejamento estratégico, para melhorar cada vez mais os índices e garantir a segurança da população poaense”, afirmou.
Para o capitão da Polícia Militar de Poá, Kaio de Siqueira Domingues, a implantação do novo pró-labore representou um avanço significativo para a segurança pública. “Com esse benefício, a cidade voltou a se tornar atrativa para profissionais que antes optavam por trabalhar em municípios vizinhos que ofereciam essa valorização. Outro fator que merece destaque é o alinhamento entre as forças de segurança e a sociedade organizada, por meio do CONSEG, fundamental para integrar ações, ouvir as demandas da comunidade e construir soluções conjuntas de forma estratégica e eficiente”, concluiu.
De acordo com o delegado titular de Poá, Carlos Emílio Pernambuco, a redução nos índices de vários delitos vem “coroar a união e a integração das forças de segurança da cidade”. Segundo ele, os resultados significativos são resultado também “do inegável apoio da sociedade civil” e da administração municipal. “Do ponto de vista da Polícia Civil destacamos um aumento dos esclarecimentos de delitos patrimoniais também e do enfoque no combate à violência doméstica, com a instauração de vários inquéritos policiais visando a responsabilização dos autores e das diversas medidas protetivas pleiteadas e concedidas pela Justiça”, acrescentou.