Início » Poá receberá novos serviços sociais em parceria com a região

Poá receberá novos serviços sociais em parceria com a região

Parceria foi anunciada em reunião realizada entre os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)

Poá contará em breve com novos projetos sociais voltados para mulheres vítimas de violência doméstica, jovens em situação de vulnerabilidade e pessoas portadoras de deficiência. A parceria foi firmada em reunião realizada ontem (dia 01/11) pelos membros do Condemat. Poá foi representada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, e na área social, pelo assessor de gabinete da pasta, Emerson Tiago Viana.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Felipe Esteves, o objetivo é garantir o atendimento ao público alvo através de parceria com todas as cidades da região. “Fazemos a adesão de forma consorciada e garantimos vagas para atender a demanda da nossa cidade. Teremos ótimas notícias em breve”, garantiu.

Entre os programas que contemplam Poá está o Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência, com vigência ainda neste ano. A ação será executada pela entidade Recomeçar.

A cidade também receberá o Programa Residência Inclusiva, direcionada para jovens e adultos de 18 a 59 anos com deficiência cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.  O projeto será realizado pela entidade Luz Divina.

O terceiro projeto que atenderá Poá é o Serviço de Acolhimento em República para Jovens até 21 anos – unidade masculina. O programa atenderá rapazes entre 18 e 21 anos após desligamento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes (abrigos), ou em situação que demande este serviço. O atendimento será feito por meio da entidade Samaritano.

“São projetos importantes e que garantirão acolhimento e dignidade para quem mais precisa. Poá está inserida nesse trabalho regional”, reforçou o secretário.

PARCERIA Recentemente a cidade foi contemplada com o programa Residência Terapêutica, para atender pacientes psiquiátricos da cidade, garantindo tratamento humanizado e próximo dos familiares. O trabalho é realizado em parceria com o Condemat.

O serviço também está em funcionamento em Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano, sendo que o modelo consorciado possibilita o melhor atendimento da demanda dos municípios e economia de custos.

As unidades funcionam como residência familiar para pacientes psiquiátricos, assistidos 24 horas por uma equipe multiprofissional e incentivados, dentro das suas limitações, a ter autonomia nas atividades do dia a dia.