Início » Poá recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo

Poá recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo

Praça da Bíblia será palco de diversas apresentações como, por exemplo, circense e teatral; atrações agradam diversos públicos e gêneros

O município de Poá recebe neste domingo (28/08), o Circuito Sesc de Artes, por meio da parceria entre a Secretaria municipal de Cultura e o Sesc São Paulo. A programação contará com apresentações de cinema, circo, dança, teatro, entre outras, a partir das 16 horas, na alameda Pedro Calil (ao lado da Câmara Municipal), localizada na região central da cidade.

O Circuito Sesc de Artes conta com um roteiro de apresentações em parques e praças de diversas cidades durante três semanas. “A programação é para todas as idades e interesses que envolve mais de uma centena de cidades com apresentações culturais, com a participação de profissionais das artes de diversos estados do Brasil”, destacou o secretário de Cultura, Ariel Borges.

De acordo com o responsável pela Pasta, o Circuito Sesc chega ao município com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências, com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, bem como o respeito e a transformação social. A edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

“A ideia é estimular o uso dos espaços públicos para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura”, disse o secretário. As apresentações terão início às 16 horas, neste domingo (28/08), na alameda Pedro Calil (ao lado da Câmara Municipal), Centro.

PROGRAMAÇÃO

– TEATRO: Peça AnonimATO – Cia. Mungunzá de Teatro (SP)Em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.

– DANÇA: Já Grua – Gentlemen de Rua, Taty Dell Campobello e Luisa Brunah (SP) Representam a dança com encenação de Corpos de Passagem. A montagem parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente.

– CINEMA: A Fabulosa Banda Imaginária (MG)O Fabuloso Universo dos Monstros no Cinema, que traz uma apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantis. No palco, a banda executa releituras sonoras de “A Casa Monstro”, “Hotel Transilvânia” e “Monstros S.A”.

– CIRCO: Espetáculo Titânia – Cia. Circo Rebote (SP)Uma narrativa inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Em cena, são usadas habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força para nos mostrar quem é Titânia.

– LITERATURA: Mediar Brincar – Coletiva Lobas (SP)Um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.

– ARTES VISUAIS E TECNOLOGIA: Oficina Madeira Lúdica – Coletivo Construtores (SP)A ação apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira.

FOTOS: Julien Pereira – Arquivo Secom Poá