Início » Poá recebe amanhã a certificação Município Verde Azul

Poá recebe amanhã a certificação Município Verde Azul

Município está entre as cidades que recebeu nota superior a 80 nas ações voltadas para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Poá receberá amanhã (dia 19/12), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, a certificação como Município Verde Azul pelos resultados alcançados com projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. É a primeira vez que a cidade conquista a certificação. O evento está marcado para as 15h, com a presença do governador Tarcisio de Freitas.

Entre os critérios de avaliação está governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; percentual de esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana e biodiversidade.

“Temos realizado um intenso trabalho de desassoreamento de rios e córregos, criamos o Viveiro Municipal e estamos desenvolvendo o Plano de Arborização da cidade, entre outras ações que garantiram a Poá esta certificação inédita e um desenvolvimento mais sustentável”, afirmou a prefeita Márcia Bin.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município Verde Azul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas em diferentes pontos.

“É motivo de grande alegria ver Poá selecionada entre as cidades que obtiveram as melhores notas e serão certificadas com o selo Município Verde Azul. Isso mostra que estamos no caminho certo, realizando políticas públicas eficientes para avançarmos em preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Mais de 600 cidades participam da seleção – no ano passado cerca de 200 receberão a certificação, após divulgação do ranking dos municípios melhor avaliados.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos.