Início » Poá participa de encontro sobre “Boas Práticas das Delegacias em Defesa da Mulher”

A cidade foi representada no evento regional pela Coordenação da Patrulha Maria da Penha

O Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) realizou hoje (dia 08/12) o “Encontro de Boas Práticas das Delegacias de Defesa da Mulher” e trouxe como tema principal a integração das redes de apoio municipais. Poá foi representada pela equipe da Patrulha Maria da Penha na cidade.

O evento, coordenado pelo diretor do Demacro, Dr Julio Gustavo Vieira Guebert, contou com representantes de toda a região do Alto Tietê e grande São Paulo. Entre os pontos debatidos, Guebert frisou a necessidade de uma rede de ação integrada e direcionada para o atendimento à mulher vítima de violência doméstica: acompanhamento psicológico; acolhimento; abrigamento; conscientização do agressor; Programa Guardiã Maria da Penha; assistência social e orientação jurídica.

Entre os resultados já conquistados no combate à violência doméstica, o Demacro apontou a ausência de casos de feminicídio de vítimas acompanhadas e monitoradas nos últimos cinco anos; e baixo índice de incidência por parte dos agressores que frequentaram o Programa – medida que integra as determinações das medidas protetivas urgentes.

“Foi uma ação importantíssima para a troca de experiências, visando a melhoria constante no atendimento das mulheres vítimas de violência. Para que este trabalho tenha êxito, é preciso que toda a rede funcione”, apontou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Poá, Kelly Aparecida Pedro.

Em Poá, quase 300 mulheres são assistidas pela GCM por meio de medidas protetivas expedidas pela Justiça. “Aqui as mulheres vítimas de violência podem contar com o atendimento da Sala Rosa e uma equipe de guardas municipais treinadas para assistir e protegê-las”, lembra Kelly.

As denúncias e pedidos de ajuda podem ser feitos pelo telefone 4634-2683 ou pelo whatsapp 96412-5110.