Início » Poá não registra óbitos por Covid-19 há mais de 15 dias

Poá não registra óbitos por Covid-19 há mais de 15 dias

by Secretaria de Comunicação Secom

Número de aplicações da vacina na cidade é apontado como responsável pela marca; Secretaria de Saúde ressalta a importância de manter a imunização em dia

O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá, responsável pelo acompanhamento das notificações, confirmações e óbitos da Covid-19 no município, informa que há mais de 15 dias, a cidade de Poá não registra óbitos em virtude da doença. Desde o início da pandemia, já foram notificadas 413 óbitos pelo novo coronavírus no município poaense.

Segundo o responsável pelo Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, o último registro de óbito ocorreu no dia 29 de novembro. “O referido caso é de uma mulher de 75 anos com comorbidades. Não temos registros de mortes neste mês de dezembro, fato que deve ser celebrado e relacionado aos números de vacinados no município contra o novo coronavírus”, afirmou.

A secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, também celebrou a marca. “Desde o início da campanha contra a Covid-19, a nossa equipe tem se dedicado ao extremo para imunizar a população e o resultado é esse, são vidas que estão sendo salvas. Quanto mais pessoas vacinadas, menores serão os índices de casos graves e óbitos na cidade”, ressaltou.

De acordo com os dados do Departamento de Vigilância em Saúde, o município já realizou 92.320 aplicações da 1ª dose, 80.517 da 2ª dose e 2.948 da dose única, além de 14.844 da dose de reforço, totalizando 190.629 aplicações dos imunizantes.

FALTOSOS

Apesar dos números positivos, o diretor do Departamento destacou a importância de manter o esquema vacinal em dia, já que ainda existe o risco de contaminação, além da ameaça da nova variante Ômicron. “Com base nos dados da Fundação Seade, atualmente, são mais de 30 mil poaenses que não estão 100% com a imunização contra a Covid-19. Já temos casos da nova variante registrados no Brasil e não podemos nos descuidar porque o risco de termos uma nova onda é real”, disse Leonardo.

São mais de 30 mil munícipes em atraso com o esquema vacinal contra a Covid-19, sendo que 7.129 pessoas não receberam a 1ª dose, 10.225 não retornaram para a 2ª dose e 13.214 poaenses não compareceram para receber a dose de reforço.

Para se imunizar contra a Covid-19, o munícipe deve comparecer a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. É necessário apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação, em caso de já ter recebido a 1ª e/ou 2º dose.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá