Início » Poá integra Campanha SP Sempre Alerta

Poá integra Campanha SP Sempre Alerta

Ação acontece em substituição à Operação Verão e traz mecanismos mais ágeis de comunicação com a população durante o período de chuvas

Poá agora integra o Programa SP Sempre Alerta, lançado na última semana pelo Governo do Estado. A ação visa oferecer mecanismos de comunicação mais ágeis e eficientes com a população no período de fortes chuvas. A ação será realizada pela Defesa Civil de Poá, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Desta forma, as condições climáticas passam a ser classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.

“Iniciamos em outubro a Operação Verão, realizando o monitoramento das chuvas, possíveis pontos de alagamento e ocorrências na cidade. Intensificamos também o trabalho preventivo de zeladoria na cidade, em parceria com as demais secretarias municipais. A união de ações permitiu que não tivéssemos grandes consequências das chuvas, diferente do que aconteceu na Capital e litoral norte, por exemplo”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Alexandre Guarnieri.

As ações de zeladoria na cidade incluíram desassoreamento dos rios e córregos da cidade, limpeza de bueiros, bocas de lobo e galerias de águas pluviais e poda de árvores, entre outras ações.

A exemplo disso, na manhã de hoje (dia 20/12) a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou a poda preventiva de árvores no entorno da Praça da Bíblia. A ação foi acompanha pela equipe da Defesa Civil, que já fixou na área central faixas com orientações sobre a Campanha SP Sempre Alerta e distribuiu informativos sobre o assunto.

ALERTAS

Apesar das fortes chuvas registradas neste final de ano, Poá segue com a classificação verde, indicando que não há risco iminente e áreas alagadas.

As informações serão atualizadas e divulgadas para a população por meio dos canais oficiais da Prefeitura Municipal na internet: site poa.sp.gov.br, Instagram e Facebook @prefeituradepoasp.