Início » Poá conquista o 8º lugar no Estado e garante o selo Município Verde Azul

Poá conquista o 8º lugar no Estado e garante o selo Município Verde Azul

by Secretaria de Comunicação Secom

Cidade disputou a classificação com mais de 400 municípios paulistas; No total 86 foram ranqueados pelo Governo do Estado

Os projetos e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental garantiram a Poá o 8º lugar no ranking Município Verde Azul – categoria municípios de 100 mil a 499.999 habitantes. 

O ranking é resultado do programa estadual que anualmente mede a eficiência da gestão sustentável nos municípios paulistas. A cidade também ficou em primeiro lugar no Alto Tietê – conquistaram o título na região Suzano, Guararema e Salesópolis. 

O selo Município Verde Azul é inédito em Poá, obtido graças aos avanços da gestão municipal em desassoreamento, recuperação de rios e córregos, arborização dos espaços públicos – contribuindo para a melhoria da qualidade do ar  – , implantação do Viveiro Municipal e conservação das áreas verdes da cidade. 

“A conquista deste título é motivo de grande orgulho para todos nós. Superamos desafios orçamentários, investimos na recuperação da nossa cidade em diferentes frentes, como o combate às enchentes, e os resultados começam a aparecer. Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais por mais este avanço”, afirmou a prefeita. 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município Verde Azul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas em diferentes pontos.

Para a obtenção do certificado, o Estado avalia também a governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; percentual de esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos e biodiversidade. Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. 

“É motivo de grande alegria ver Poá selecionada entre as cidades que obtiveram as melhores notas e foram certificadas hoje com o selo Município Verde Azul. Das 412 inscritas no Estado, apenas 86 foram classificadas e destas conquistamos o oitavo lugar. Estamos no caminho certo!”, comemorou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.