Início » Poá inicia vacinação contra meningite em trabalhadores da saúde nesta 3ª

Poá inicia vacinação contra meningite em trabalhadores da saúde nesta 3ª

by Secretaria de Comunicação Secom

Esquema vacinal também prevê a oferta da vacina da meningo ACWY para jovens de 13 e 14 anos; imunização é realizada em todos os postos de saúde


A Secretaria de Saúde de Poá inicia nesta quarta-feira (11/10), a vacinação contra meningite meningocócica C para os trabalhadores da saúde. A estratégia especial no esquema de vacinação inclui ainda jovens de 13 e 14 anos para tomar a vacina meningo ACWY, que antes atendia somente a faixa etária de 11 e 12 anos. O público-alvo foi ampliado pelo Ministério da Saúde devido ao surto da doença que ocorre na zona leste de São Paulo.

Atualmente, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, também atende crianças de 3 meses, 5 meses e um ano com a meningo C. Caso não tenha se vacinado, é preciso tomar até 4 anos 11 meses e 29 dias, com a dose única.

“Por causa da notícia do aumento de casos da doença na Capital, a procura pela vacina tem aumentado bastante nos postos de saúde da cidade. No entanto, em Poá, ainda não há previsão de liberação total para todos os grupos, como está sendo feito em São Paulo, por exemplo. Por isso, a importância de alertarmos sobre o esquema vacinal do município também. Assim os pais já conseguem se programar”, ressalta o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

O diretor ressalta ainda que em Poá não houve o aumento de casos da doença, mas oferece a ampliação como forma de prevenção. De acordo com os dados do setor, em 2022, houve o registro de um caso confirmado de meningite e nenhuma morte pela doença. Já em 2021, houve três casos e nenhum óbito.

Todos os postos de saúde de Poá oferecem as vacinas Meningococica Conjugada grupo C e Meningococica Conjugada ACWY. O horário de vacinação é das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Dr. Cypriano Oswaldo Mônaco, localizada no Jardim Nova Poá, que imuniza no período das 9 às 18 horas. Para obter mais informações ou sanar qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone (11) 4639-9121.

Meningite é uma inflamação na meninge, uma membrana que envolve o cérebro e pode acometer pessoas de todas as idades. A doença pode ser transmitida por via respiratória por meio de gotículas que se dissipam no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse, por exemplo. Em casos mais raros, a contaminação pode acontecer através de água contaminada. A meningite é uma doença que pode deixar sequelas, como perda da audição e visão, epilepsia e paralisia cerebral. Em casos mais graves, pode até matar. 

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá