Início » Poá inicia a implantação de projeto de saúde bucal em Emeb’s

Poá inicia a implantação de projeto de saúde bucal em Emeb’s

by Secretaria de Comunicação Secom

Pasta de Saúde realizou reuniões na última sexta-feira (21/07) sobre o projeto que visa à prevenção de problemas de saúde pública associados a doenças bucais

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, em parceira com a Pasta de Educação, realizou nesta última sexta-feira (21/07), as primeiras reuniões de apresentação do Projeto “De Leite ao Permanente – Promovendo Sorrisos Saudáveis”, aos profissionais da área educacional das cinco Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) que participarão da ação.

O projeto que é referente ao Programa Saúde nas Escolas (PSE), dos Ministérios da Saúde e da Educação, visa à prevenção de problemas de saúde pública associados a doenças bucais.  

Segundo a Pasta, o projeto tem previsão de início para o próximo mês, com data a ser combinada com os gestores de cada escola. As unidades escolares contempladas pelo projeto serão as (Emeb’s) “Maria do Carmo Alves; “Wilson Vieira Rodrigues”; “Neusa Gomes Pereira”; “Professora Walkíria Jannoni Vieira”; e “Antônia Mello Regianne”; além da Instituição “Reino da Garotada”.

Ainda de acordo com a Saúde de Poá, o Projeto possui quatro etapas, sendo elas: Etapa 1 – orientações de saúde bucal e classificação de risco de cárie, com encaminhamento de casos mais sérios para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima; Etapa 2 – escovação supervisionada; Etapa 3 – aplicação tópica de flúor gel em ação coletiva; e Etapa 4 – tratamento restaurador atraumático (ART) em sala de aula.

Para o responsável da secretaria de Saúde de Poá, Alexandre Provisor, o projeto será uma importante ferramenta no combate a doenças bucais. “A saúde bucal possui um impacto significativo na vida das pessoas, sendo essencial para a alimentação adequada, fala e socialização”, afirma Provisor.  

“Ao cultivar hábitos saudáveis desde a infância, estamos investindo na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e com uma melhor qualidade de vida”, declarou a chefe da Pasta de Educação de Poá, Simone Lacerda.

Foto: Secom – Poá