Início » Poá inicia a atualização no Cadastur do Ministério do Turismo

Poá inicia a atualização no Cadastur do Ministério do Turismo

by Secretaria de Comunicação Secom

Cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, entre outros

Atendendo às determinações do Ministério do Turismo, o município de Poá iniciou o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), com a finalidade de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor, além de fomentar o turismo na cidade.

O Cadastur é uma importante ferramenta de planejamento e atuação do governo federal para intensificar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de turismo e uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro. A secretária municipal de Turismo, Claudia Cristina de Deus, ressaltou que o cadastramento é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos e facultativo para restaurantes, cafeterias, bares e similares.

“A ação que conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIP) e da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, é executado pelo Ministério do Turismo, de forma gratuita. Além de capacitar os referidos segmentos para promover o fomento do turismo na cidade, dá acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, apoio do Ministério do Turismo em feiras e ações, bem como fornece o ‘Selo Turismo Responsável’”, afirmou Claudia.

O Selo Turismo Responsável, segundo a responsável pela Pasta, é um incentivo para que os turistas se sintam seguros ao frequentar locais que cumpram com os protocolos específicos, de acordo com cada segmento, como boas práticas de higienização, por exemplo. “Para se cadastrar, o empresário deve acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. O Cadastur, para o público em geral, é uma excelente ferramenta de pesquisa sobre empresas e serviços turísticos disponíveis em determinada localidade, pois permite a consulta por qualquer pessoa que acesse o portal”, finalizou a secretária.

FINANCIAMENTO

Em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho, Banco do Povo e a Caixa Econômica Federal, a pasta do Turismo oferece no próximo dia 5 de abril, uma capacitação para os empresários e microempreendedores, além da possibilidade de abertura de captação com a apresentação de alguns programas de financiamento do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com a finalidade do fomento turístico na cidade.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá