Início » Poá garante cadeira titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Poá garante cadeira titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

O comitê atua na gestão dos recursos hídricos da bacia; município também participará de três câmaras técnicas dentro do órgão

O município de Poá, nos próximos dois anos, será um dos 54 representantes titulares do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBHAT), que tem como função, a gestão dos recursos hídricos da bacia. A cidade participará ainda das Câmaras Técnicas de Planejamento e Articulação (CTPA), de Monitoramento Hidrológico (CTMH) e de Águas Subterrâneas (CTAS).

O Comitê conta com uma composição formada por Estado, Municípios e Sociedade Civil. O órgão tem característica consultiva e deliberativa, de nível regional e estratégico, que compõe o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH).

A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, representou a cidade de Poá, junto com outros membros do Consórcio Municipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, realizada nesta quinta-feira (30/03), na capital paulista.

“A pedido da prefeita Marcia Bin estive representando nossa cidade na eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, desta quinta-feira. Ser um membro titular dentro deste comitê é fundamental para a cidade de Poá, visto que o órgão atua diretamente na discussão, planejamento e viabilização de recursos para obras municipais e regionais ligadas aos temas hídricos, inclusive, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO)”, destacou Claudete.

A secretária ainda reforçou a importância da eleição do prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, para presidente do comitê. “É um ótimo ganho para nossa região, contar com o prefeito, Vanderlon Gomes, na presidência do comitê. Não tenho dúvidas de que será possível alavancar ainda mais projetos que beneficiem o Alto Tietê e demais cidades que fazem parte da bacia”, completou.

A vice-presidência do CBHAT ficou com a sociedade civil e será representada por Melissa Graciosa, da Universidade Federal do ABC. Já a secretaria do comitê ficou com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). As demais cidades do CONDEMAT também garantiram cadeira titular na composição do Comitê 2023/2025.

Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente – Poá