Início » Poá é contemplada com Plano Diretor de Drenagem 

Poá é contemplada com Plano Diretor de Drenagem 

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação será financiada pelo Fehidro e contribuirá com o combate às enchentes na região do Alto Tietê

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) financiará o Plano Diretor Regional de Drenagem, garantindo mais mecanismos de combate às enchentes em Poá e região. A ação foi aprovada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), durante reunião realizada com os membros do Condemat e com a secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende. 

O Plano Regional de Drenagem demandará um investimento de R$ 7,8 milhões e será 100% financiado pelo Fehidro, com recursos da cobrança pelo uso da água. A proposta é resultado da articulação dos municípios, Condemat e Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que desde o início do ano estão atuando de forma conjunta em ações e projetos para minimizar os impactos das cheias do Rio Tietê na região. 

A prefeita de Poá, Márcia Bin, foi representada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada. O evento contou ainda com a presença dos prefeitos do Alto Tietê, da superintendente do Daee, Mara Ramos; e do presidente da Cetesb, Thomaz Toledo.

“Nesse primeiro momento focamos muito no Alto Tietê em três medidas principais que nos comprometemos a fazer até 2026. A primeira é o desassoreamento do Tietê, com a retirada de cerca de 14 milhões de metros cúbicos de resíduos. A segunda é a promoção de 1,5 milhão de novas ligações de domicílios, que garante mais saneamento e disponibilidade hídrica, pois falamos em redução da poluição. Por fim, faremos a adoção de um novo indicador por parte da Cetesb que medirá a qualidade da água do Tietê em tempo real. São 12 pontos que chegarão a 30”, afirmou a secretária estadual.