Início » Poá arrecada mais de 20,3 toneladas de recicláveis neste ano

Poá arrecada mais de 20,3 toneladas de recicláveis neste ano

Materiais foram coletados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na Praça da Bíblia e revertidos em renda para os catadores do Cruma

Somente nos meses de janeiro a agosto deste ano, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de Poá arrecadaram mais de 20,3 toneladas de materiais recicláveis, entre vidro, papelão, alumínio e garrafas pet, além de outros itens. Todo o material recebido é coletado pela Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma).

Os PEVs estão localizados na Praça da Bíblia, no Centro de Poá e integram a estrutura de coleta seletiva na cidade. O cidadão também poderá encontrar PEVs instalados em diversas escolas municipais.

Além destes pontos, o caminhão do Cruma retira diariamente os recicláveis nos bairros. Na segunda os catadores passam pela Vila Açoreana e Vila Monteiro; terça estão no Jardim Alvorada e Vila Bandeirantes; quarta no Centro e Vila Jaú; quinta na Vila Varela e Vila Lúcia; e na sexta a programação encerra em Calmon Viana.

“A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Além disso, garantimos renda para os catadores com a venda dos reciclados”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

A secretária lembra que ao entregar os materiais recicláveis no Ponto de Arrecadação da Praça da Bíblia, o poaense ganha “moedas verdes”, que podem ser trocadas por diversos produtos. “A cada quilo de material reciclável entregue, a pessoa ganha uma moeda verde para trocar por produtos na nossa lojinha. Quanto mais moedas tiver, mais produtos consegue resgatar”, aponta.

Os produtos disponíveis variam desde higiene pessoal até mantimentos – todos doados por empresa parceiras, como a Martins Logística Internacional, que possui o Selo Verde pelas boas práticas voltadas para o meio ambiente. “A moeda verde pode ser trocada por diversos produtos de primeira necessidade – desde sabonete até arroz, feijão e itens de limpeza”, conta a secretária Claudete.

Mais informações pelo site poa.sp.gov.br ou pelo telefone 4636-6408.