Considerando as 5.570 cidades brasileiras, a cidade ocupa a 269ª colocação; índice faz parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas
O município de Poá é a terceira cidade da região do Alto Tietê e a 269ª entre os 5.570 municípios do País em Desenvolvimento Sustentável, segundo o ranking da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A referida Agenda 2030 surgiu em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais e é assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil.
Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, dos 17 objetivos lançados pela Agenda, Poá atende plenamente três itens (Energia limpa e acessível; Indústria, inovação e infraestrutura e Vida na água). “Com relação aos demais objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o município está atendendo, porém, de forma parcial. Com apoio da prefeita Marcia Bin, estamos trabalhando para desenvolver novos projetos e, consequentemente, estaremos atendendo as ODS também”, afirmou.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU. Neste ranking da Agenda 2030, Poá ficou atrás apenas de Arujá (112º) e de Salesópolis (171º).
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá