Início » Poá disponibiliza vacina contra a dengue em todas as UBSs

Poá disponibiliza vacina contra a dengue em todas as UBSs

Poderão se vacinar crianças com 10 e 11 anos de idade, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30

A partir desta quinta-feira, dia 07/03, a vacina contra a dengue estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Poá. Neste momento, conforme orientações do Ministério da Saúde, o imunizante poderá ser aplicado em crianças com 10 e 11 anos de idade. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30.

Até o final da tarde de ontem (dia 04/03), 1.377 crianças já haviam sido vacinadas na cidade. Nesta primeira etapa, foram disponibilizados para Poá o total de 2.834 doses. Para receber o imunizante na UBS, o menor deverá estar acompanhado de um responsável, apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovante de endereço.

A vacinação completa possui duas doses, com o intervalo de três meses entre as aplicações. A ação segue até quinta-feira nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares. O cronograma de atendimento levou em consideração os bairros com maior incidência endêmica.

Em Poá, 127 casos foram confirmados entre os dias 01 de janeiro e 04 de março deste ano. Em 2023 apenas oito casos foram registrados neste período – 63 durante todo o ano. Desde o final do ano passado a Prefeitura de Poá intensificou a Operação Casa a Casa, vistoriando residências, a fim de identificar e eliminar focos de dengue e orientar a população sobre os mecanismos de prevenção dos focos do mosquito transmissor. Também realiza ações pontuais de nebulização, conforme diretrizes dos órgãos reguladores.

IMUNIZAÇÃO

Entre as precauções a serem tomadas, o Ministério da Saúde orienta a aguardar para vacinar aqueles que tiveram doença febril aguda – a vacinação contra a dengue deve ser adiada na presença de quadro clínico moderado a grave. Já a presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.

Pessoas com suspeita ou confirmadas por dengue recentemente devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose da vacina, e crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, por exemplo, necessitam de avaliação médica para serem vacinadas.

O imunizante é contraindicado para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que estão realizando quimioterapia ou recebendo altas doses de corticosteroides, dentro de quatro semanas anteriores à vacinação; e aqueles que possuem infecção por HIV.