Início » Poá debate os 20 anos do SUAS em conferência municipal a partir desta quinta-feira

Poá debate os 20 anos do SUAS em conferência municipal a partir desta quinta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Evento com foco em inclusão e justiça social reunirá gestores, sociedade civil e especialistas para avaliar conquistas e propor avanços nas políticas públicas de assistência social

Com o objetivo de refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas das políticas públicas voltadas à assistência social, a cidade de Poá realiza, nos dias 3 e 4 de julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece na Câmara Municipal e terá como tema central os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o lema: “Construção, Proteção Social e Resistência”.

Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social a conferência é um importante espaço de diálogo e construção coletiva, envolvendo representantes da sociedade civil, conselheiros, gestores e trabalhadores da área.

Na abertura, marcada para o dia 3, das 13h às 17h, e durante todo o dia 4, das 8h às 18h, serão debatidas propostas e diretrizes para fortalecer a política de assistência social em Poá, levando em consideração as experiências acumuladas desde a criação do SUAS, em 2005.

Antes do encontro principal, o município organizou quatro pré-conferências nos dias 11, 12, 16 e 18 de junho, realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Calmon Viana, São José, Cidade Kemel e Vila Jaú. Esses encontros tiveram como propósito ouvir diretamente a população, promovendo a participação ativa dos usuários dos serviços e coletando propostas que serão debatidas na conferência oficial.

Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Alves Teixeira, a participação popular foi essencial para garantir que as discussões do evento principal estejam alinhadas às reais demandas da população poaense. “As pré-conferências foram fundamentais para garantir que o processo seja verdadeiramente democrático e que as vozes das comunidades estejam presentes nas decisões”, afirmou.

A presidente do CMAS, Deise de Andrade Silva, reforça a importância da conferência como um momento de escuta e proposição: “A conferência é um espaço democrático e participativo, onde poderão ser discutidos, de forma aberta, os desafios e avanços da política de assistência social em nosso município. Que as propostas construídas reflitam as reais necessidades da população e fortaleçam o SUAS, garantindo mais inclusão, dignidade e justiça social para todos”, disse.

Para o prefeito de Poá, Saulo Souza, o evento é uma oportunidade concreta de revisar e aprimorar as diretrizes que norteiam a assistência social no município. “Com a participação ativa da comunidade e de entidades da sociedade civil, a expectativa é que o evento possa gerar avanços concretos na formulação de políticas públicas e na qualificação dos serviços prestados”, afirmou