Início » “Pedágio Agosto Lilás” é realizado nesta quarta-feira em Poá

“Pedágio Agosto Lilás” é realizado nesta quarta-feira em Poá

Ação esteve em duas avenidas centrais da cidade e buscou conscientizar os motoristas e pedestres sobre o combate à violência contra a mulher

A Secretaria da Mulher de Poá realizou nesta quarta-feira (31/08) o “Pedágio Agosto Lilás”. O evento que marca a comemoração do mês de aniversário da Lei Maria da Penha, objetivou conscientizar os pedestres e motoristas que passaram pelo local. A ação foi no semáforo entre as avenidas Leonor Bolsoni Marques da Silva e Nove de Julho, na região central da cidade.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e a equipe da Patrulha Maria da Penha. Integrantes das Pastas municipais realizaram a entrega de panfletos informativos produzidos pela Secretaria da Mulher e uma cartilha com o título “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, elaborada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

O material aborda a explicação de todos os tipos de violência sofridos pelas mulheres, além de contar um pouco mais sobre a história da Lei 11.340/06, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”, criada em 2006. “Ações como essa são importantes, porque ainda é comum vermos mulheres sendo vítimas de todos os tipos de agressões. Fiz questão de participar da ação por entender que a conscientização é um dos principais caminhos para mudarmos este cenário”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.

“Todos os anos nós realizamos ações de conscientização sobre esse tema tão importante para a nossa sociedade. Este ano, diante da melhora da pandemia da Covid-19, decidimos fazer o pedágio para conseguirmos atingir os mais diferentes públicos. E temos a expectativa de cada vez mais poder ajudar as mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência”, explicou a secretária da Mulher, Maria da Graça Chaia Marques.

A secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna também esteve presente na ação, assim como a chefe do Executivo municipal, Marcia Bin, que ajudou na entrega do kit informativo e falou sobre a importância do evento. “Eu parabenizo a secretária Maria da Graça e todos os funcionários da Pasta da Mulher por esta iniciativa. Infelizmente a violência contra as mulheres ainda é uma realidade em todo mundo, por isso, ações como estas são imprescindíveis para conscientizar e auxiliar a nossa população”, disse.

O município de Poá, inclusive, possui a chamada “Sala Rosa”, localizada na Delegacia de Policia, local de recepção e acolhimento das vítimas de violência para um atendimento humanizado.

A Secretaria da Mulher oferece orientações especiais e encaminhamento às vítimas. A pasta está localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, nº141, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Denúncias também podem ser feitas pelo número 180, a Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas pelo telefone 4639-2044 ou pelo e-mail [email protected].

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá