Início » Palestra de combate ao suicídio é realizada na ESF Edvaldo Lupettis

Palestra de combate ao suicídio é realizada na ESF Edvaldo Lupettis

Ação faz parte da campanha “Setembro Amarelo” e foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Ong Gerando Falcões

A prefeita poaense Marcia Bin paticipou na manhã desta quinta-feira (23/09), da uma palestra realizada na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Edvaldo Lupettis, no bairro Cidade Kemel. Com o tema “Entre olhares e sentimentos”, a ação foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Ong Gerando Falcões em prol da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo o combate ao suicídio.

De acordo com a enfermeira chefe da unidade, Vera Lúcia Sena, a palestra foi destinada à comunidade, bem como para os profissionais da Saúde. “É um assunto que precisa ser trabalhado, antigamente existia um tabu sobre o tema suicídio. Atualmente, por meio da Campanha do Setembro Amarelo, o Poder Público e as entidades, juntamente com a sociedade civil, discutem o tema abertamente, buscando iniciativas para diminuir o número de suicídios que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é a terceira causa de morte de jovens brasileiros entre 15 a 29  anos, no Brasil”, ressaltou.

A palestra que foi ministrada pelo coordenador do Psicossocial da Ong Gerando Falcões, Rodrigo Lima, realizou um trabalho voltado à mente, corpo e o espírito dos participantes, buscando o relaxamento, antes de discutir o tema principal da ação. “Temos que abordar o tema, discutir com a sociedade e buscar meios de combater o suicídio pois, infelizmente, o número de casos tem crescido nos últimos anos, principalmente em período de pandemia. Parabenizo aos profissionais da unidade pela iniciativa e a Ong Gerando Falcões pelo belíssimo trabalho e parceria com a ESF. A Administração Municipal está de portas abertas para receber cada um de vocês, contem conosco nesta luta”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá