Início » NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

by Secretaria de Comunicação Secom

A Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar que tomou conhecimento sobre o descarte de medicamentos vencidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Murilo Mendes, na Vila Júlia, na manhã desta segunda-feira (28/03) e, de imediato, adotou medidas para apurar o ocorrido.

De acordo com as primeiras informações, os medicamentos, quase em sua totalidade, são oriundos de devolução dos munícipes que os encaminham vencidos à UBS mais próxima de sua residência, para que os mesmos, posteriormente, sejam recolhidos pela empresa responsável para o descarte apropriado. Este fato, no entanto, justifica a existência de medicamentos não padronizados no município de Poá, descartados em sua embalagem original. Vale ressaltar, que a quantidade apresentada no vídeo não corresponde ao grande volume, tão pouco representa a quantidade armazenada e, muito menos, o que é dispensado na rotina da referida unidade de saúde.

De acordo com a Pasta, o procedimento de descarte foi falho e providências administrativas já estão sendo adotadas com relação ao descarte correto e ao armazenamento destes resíduos de maneira adequada. É importante destacar que houve atraso na contratação da empresa responsável pelo recolhimento de resíduos em saúde, o que ocasionou o acúmulo de insumos e medicamentos, porém, o contrato foi assinado há alguns dias e, em pouco tempo, tais procedimentos de recolhimento serão normalizados.

Ressaltamos que a Secretaria de Saúde está tomando todas as providências cabíveis para apurar o ocorrido, inclusive, com a abertura de uma sindicância para averiguar a responsabilidade pelos medicamentos estarem naquele local, sendo que existe um trâmite a ser seguido para que os mesmos sejam descartados. Com relação ao Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, salientou que o procedimento de inventário para levantamento do quantitativo dos itens de assistência farmacêutica foi iniciado há cerca de dez dias, incluindo os vencidos, quando a coordenadoria do setor foi substituída, juntamente com mais quatro servidores (incluindo a farmacêutica responsável). O levantamento das informações teve, inclusive, o acompanhamento de alguns vereadores e de integrantes da Comissão Municipal de Saúde, nesta terça-feira (29/03). Ao término do inventário, o resultado será divulgado para conhecimento público.