Início » Município registra 90 dias sem óbitos por Covid-19

Município registra 90 dias sem óbitos por Covid-19

Campanha de vacinação e medidas adotadas para conter a doença são apontadas como responsáveis pela marca

O município de Poá registrou na última segunda-feira (20/06), 90 dias sem óbitos por Covid-19. A marca foi considerada pelo secretário de Saúde, Alexandre Provisor, como de grande importância pelo fato do mundo ainda estar vivendo em meio à pandemia. O último óbito no município ocorreu no dia 21 de março.

“Temos que destacar esta notícia, principalmente pelo fato de que esta doença já vitimou mais de 400 poaenses e milhares pelo mundo afora. Alcançar 90 dias sem o registro de óbitos por Covid-19 demonstra que estamos no caminho certo, priorizando a imunização da população e adotando as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus, e desta forma, lutarmos para que não venhamos a perder mais amigos e entes queridos”, afirmou o secretário.

A última vez que a cidade registrou óbitos pela doença foi no dia 21 de março, quando dois homens, de 72 e 75 anos, faleceram, ambos com comorbidades. De acordo com o responsável pela Pasta, a imunização contra o vírus é o grande responsável pelo período sem mortes. “Desde o início da campanha de vacinação, o município já realizou mais de 270 mil aplicações, entre 1ª e 2ª dose, além das doses adicionais. O trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde foi fundamental para que pudéssemos chegar neste estágio”, enfatizou Alexandre Provisor.

Além da imunização que é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as medidas adotadas pela administração municipal também são consideradas fundamentais para esta marca como, por exemplo, manter a obrigatoriedade do uso da máscara nas unidades escolares da rede municipal de ensino e a orientação para o uso do equipamento em locais fechados, além de seguir as determinações da Secretaria Estadual de Saúde, como o de máscara nos departamentos de saúde e no transporte público.

“Vamos seguir trabalhando com seriedade e comprometimento para proteger a nossa população contra este vírus, mas também contamos com o apoio da população e, por isso, pedimos para que continuem tomando os cuidados necessários como o uso da máscara nos locais indicados e do álcool em gel sempre que possível, além de manter a sua cobertura vacinal em dia, portanto, não deixe de se vacinar contra a Covid-19”, finalizou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

4ª dose 40+

A imunização contra a Covid-19 no município de Poá avança e, a partir desta segunda-feira (27/06), a Secretaria de Saúde inicia a aplicação da 4ª dose para o público 40+. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, em todas as unidades básicas da rede municipal de Saúde, das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco, no Jardim Nova Poá, que realiza a vacinação das 9 às 18 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá