Início » Meio Ambiente fará troca de garrafas plásticas por brinquedos

Meio Ambiente fará troca de garrafas plásticas por brinquedos

Ação integra programação natalina de Poá e acontecerá neste domingo na Praça da Bíblia

Neste domingo, dia 17, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá realizará, das 10h às 12h, a 3ª edição do Colete e Troque de Natal: a cada garrafa plástica (pet) doada, o participante receberá um brinquedo. O evento integra a programação Natal de Luzes da cidade, que tem início nesta sexta-feira.

A troca acontecerá na unidade de Coleta de Recicláveis da Praça da Bíblia e visa retirar materiais plásticos e inservíveis do meio ambiente, dando um destino correto para os itens. “É uma ação que incentiva principalmente as crianças a promover o destino correto dos reciclados. Eles doam a garrafa e ganham um brinquedo”, aponta a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

DOAÇÃO DE RECICLÁVEIS

A doação de materiais recicláveis integra um projeto ambiental fixo da Prefeitura Municipal. Somente nos meses de janeiro a agosto deste ano, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de Poá arrecadaram mais de 20,3 toneladas de materiais, entre vidro, papelão, alumínio e garrafas pet, entre outros itens. Todos os itens recebidos são coletados pela Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma).

A secretária lembra que ao entregar os materiais recicláveis no Ponto de Arrecadação da Praça da Bíblia, o poaense ganha “moedas verdes”, que podem ser trocadas por diversos produtos. “A cada quilo de material reciclável entregue, a pessoa ganha uma moeda verde para trocar por produtos na nossa lojinha. Quanto mais moedas tiver, mais produtos consegue resgatar”, aponta.

Os produtos disponíveis variam desde higiene pessoal até mantimentos – todos doados por empresa parceiras, como a Martins Logística Internacional, que possui o Selo Verde pelas boas práticas voltadas para o meio ambiente. “A moeda verde pode ser trocada por diversos produtos de primeira necessidade – desde sabonete até arroz, feijão e itens de limpeza”, conta a secretária Claudete.

Mais informações pelo site poa.sp.gov.br ou pelo telefone 4636-6408.