Animais acolhidos pelo setor são vítimas de abandono e maus tratos; Além disso, foram realizadas cerca de 700 castrações de forma gratuita
Em 2022, de acordo com balanço divulgado pelo Centro de Endemias e Bem Estar Animal de Poá (Cebeap), 173 animais entre cães e gatos foram adotados e ganharam um novo lar. O departamento acolhe animais vítimas de maus tratos e presta atendimento aos animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. As adoções foram feitas tanto diretamente na sede do setor como também nas feiras promovidas pelo Cebeap.
Deste total, foram 159 filhotes e 14 adultos, sendo 49 cães, 48 cadelas e 24 gatos e 52 gatas. Para tanto, o Cebeap também conta com a parceria com o Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental (IUPAA) para a realização de feiras de adoções e com postagens nas redes sociais da Prefeitura de Poá, por meio da Campanha “Adote Um Amigo”, com o objetivo de divulgar os animais que estão aptos para serem adotados.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o Centro de Bem Estar tem como objetivo garantir a proteção ambiental por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus-tratos, ações de controle de natalidade e programas contínuos de Educação Ambiental com enfoque no Bem-Estar Animal. “O objetivo é cuidar dos animais em situação de rua e vítimas de maus tratos, alimentando e cuidando da saúde para que possam ser adotados posteriormente”, destacou.
Para realizar o procedimento de adoção, o Cebeap segue alguns critérios como exigir que o interessado tenha mais de 21 anos, além da apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. A médica veterinária também realiza uma entrevista com o morador com o intuito de avaliar a aprovar o interessado para que ele possa levar o bichinho para casa com todo o preparo e responsabilidade.
O Centro de Bem-Estar Animal é um órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá e está localizado na rua São Manoel, 361, Vila Amélia. O telefone para atendimento ao público é o 4638-1330.
Serviço de castração
Ao longo do ano a Secretaria de Saúde promoveu ações de castração voltadas para cães e gatos sem raça definida de famílias de baixa renda. Segundo dados do Cebeap, onde é realizado o serviço, em 2022, foram promovidas 700 castrações.
Para participar, os tutores realizaram uma inscrição e o benefício foi oferecido em horário previamente agendado. A ação, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, tem como finalidade promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde dos pets. “A castração, além de evitar a reprodução de cães e gatos que, em muitos casos, acaba resultando em abandono dos filhotes e maus tratos, também evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território”, afirmou.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá