Início » Junho Mais Verde: coleta seletiva será retomada nesta quarta-feira

Junho Mais Verde: coleta seletiva será retomada nesta quarta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Será retomada nesta quarta-feira (09/06), a coleta seletiva realizada pela Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma). A ação faz parte da programação Junho Mais Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, em comemoração ao dia 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo a secretária da Pasta, Claudete Canada, o retorno da coleta seletiva é muito importante para o desenvolvimento sustentável, além de ser uma ação importante na vida moderna, em virtude do aumento do consumo e, consequentemente, do lixo produzido. “A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. A princípio, a Cruma realizará essa ação em oito bairros da cidade, respeitando os protocolos de segurança, por conta da pandemia da Covid-19”, afirmou.

A coleta seletiva será realizada diariamente, conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente: Segunda-feira – Vila Açoreana e Vila Monteiro; Terça-feira – Jardim Alvorada e Vila Bandeirantes; Quarta-feira – Centro e Vila Jaú; Quinta-feira – Vila Varela e Vila Lúcia; Sexta-feira – Calmon Viana. O início da retomada da coleta seletiva será nesta quarta-feira (09/06), às 10 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Conjunto Alvorada.

JUNHO MAIS VERDE

A programação especial promovida pela secretaria para o mês de junho, de acordo com a responsável pela Pasta, tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância de preservar o Meio Ambiente. “A cada ano que passa, a questão ambiental vem sendo discutida com mais ênfase. Ações como essa ajudam a fomentar a importância que o Meio Ambiente tem em nossas vidas”, disse Claudete.

Durante todo este mês, serão realizadas ações voltadas para o Meio Ambiente como, por exemplo, cursos de poda, operação corta fogo, plantio de árvores, projeto piloto de resíduos sólidos, entre outros. A programação completa e os cursos podem ser conferidos no site da prefeitura de Poá pelo link https://prefeituradepoa.sp.gov.br/junho-mais-verde-meio-ambiente/

Cronograma

09/06 – Retomada da coleta seletiva do Cruma com novos protocolos de segurança – 10 horas – Conjunto Alvorada (próximo à praça Zumbi dos Palmares)

10/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

15/06 – Curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

16/06 – Curso de Poda – Município Verde Azul – 9 horas – Online

17/06 – Desafio Movimento Cultural pelo Meio Ambiente – 8 horas – Redes sociais do Recicla Cidade

17/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

17/06 – Reciclação – Movimento entre as escolas das 12 cidades do Condemat – 8 horas – Unidades escolares

21/06 – Plantio na avenida Kemel Addas – 9 horas – bairro Cidade Kemel

22/06 – Curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

22/06 – Operação Corta fogo – treinamento, prevenção e combate a incêndios florestais – 9 às 17 horas – Inscrição: https://forms.gle/1XK92MA4PuV8btA99

24/06 – Poá + Verde – Adote uma Muda – 9 às 12 horas – Praça da Capela Santo Antônio

24/06 – Plantio na gruta do Jardim Santa Helena – 9 horas – bairro Jardim Santa Helena

28/06 – Sabesp – Governança Colaborativa no córrego Tucunduva – 10 horas – córrego Tucunduva

29/06 – curso de capacitação de logística reversa Condemat – 9 às 12 horas – Online

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá