Início » Inscrições para o programa Prospera Família foram prorrogadas para sexta-feira (11/06)

As inscrições para o programa Prospera Família foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (11/06). Os interessados podem se inscrever em qualquer uma das quatro unidades dos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) do município de Poá. A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Governo do Estado tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos profissionalizantes e transferência de renda.

O programa Prospera Família é organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e visa a capacitação profissional para famílias em situação de vulnerabilidade social e monoparentais (com um único responsável). Além disso, essas famílias também devem ter pelo menos uma criança de 0 a 6 anos como dependente e renda familiar de até R$ 89 por pessoa.

“Em virtude da pandemia da Covid-19, os cursos ainda terão as datas de início definidas pelo Governo do Estado já que ainda não é possível colocá-los em prática, mas as inscrições já foram abertas para adiantar o processo objetivando o período pós-pandemia. Temos muitas vagas disponíveis ainda e acreditamos ser uma excelente oportunidade para as famílias monoparentais em extrema pobreza”, afirmou a coordenadora técnica da secretaria poaense, Grazielly Mota.

“É uma ótima opção neste momento difícil em que estamos vivendo em todo o País. Para participar é necessário a apresentação do CPF, e do número do NIS (Número de Identificação Social) do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal”, enfatizou a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Patrícia Batista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho pelo site https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/prospera-familia/ ou nas unidades dos CRAS do município, das 9 às 16 horas: Calmon Viana (rua Alfredo Diniz, 50), Cidade Kemel (rua Vitor Barbosa Guisar, 179), Jardim São José (avenida Águas de São Pedro, 411) e Vila Jaú (rua Gerônimo Maziero, s/n).

PROSPERA FAMÍLIA

O programa do Governo do Estado de São Paulo incentiva a geração de renda através do acesso ao trabalho, empreendedorismo e oportunidades de ofício, assim como o estímulo à bancarização e poupança. Inicialmente, apenas 23 municípios abriram inscrições. O programa está baseado em quatro principais eixos: mentoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações (sobre geração de renda e empreendedorismo) e incentivo financeiro (transferência de renda), podendo ser de até R$ 2.000,00 para cada família, ao término do ciclo.

Os municípios que cotam com o programa Prospera Família são Miracatu, Iguape, Capão Bonito, Francisco Morato, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Pirapora do Bom Jesus, Juquitiba, Cajamar, Itanhaém, Guararema, Bertioga, Biritiba-Mirim, Teodoro Sampaio, Peruíbe, Mongaguá, Embu das Artes, Itararé, Poá, Registro, Arujá, Itaquaquecetuba e Carapicuíba.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá