Início » Inscrições do Edital da Lei Paulo Gustavo são prorrogadas até 04 de março

Inscrições do Edital da Lei Paulo Gustavo são prorrogadas até 04 de março

Investimentos na cidade chegarão a R$ 1 milhão e beneficiarão artistas e demais segmentos culturais; Inscrições podem ser feitas on line

A Prefeitura Municipal de Poá prorrogou as inscrições para artistas e demais segmentos culturais interessados em apresentar projetos pela Lei Paulo Gustavo (Lei Federal Complementar n.º 195 de 8 de julho de 2022). Os interessados em participar dos segmentos culturais inseridos na Lei têm até o dia 04 de março para fazer a adesão. Os editais estão disponíveis para consulta e inscrição no endereço eletrônico poa.sp.gov.br/cultura.

São três modalidades disponíveis: audiovisual, premiação e demais linguagens. A inscrição presencial também está disponível e poderá ser feita no Teatro Municipal de Poá (avenida Antônio Massa, 331, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, de caráter artístico ou cultural, com sede e atuação na cidade há pelo menos dois anos.

Em âmbito nacional, a lei Paulo Gustavo vai investir mais de R$ 3,8 bilhões originados do Fundo Nacional Setorial do Audiovisual e do Fundo Nacional da Cultura. Deste montante, Poá recebeu R$ R$ 1.001.653,17, sendo R$ R$ 679.769,98 destinados ao setor audiovisual e R$ R$ 274.419,92 para as demais áreas culturais. Ao todo, serão contemplados 104 projetos e agentes culturais.

O edital destinado ao setor audiovisual contemplará até 56 propostas, com uma verba total de R$ 679.769,98. Destes, R$ 505.000,00 visam apoiar a produção de obras audiovisuais, como curta-metragens, webséries, videoclipes, documentários e complementação de recursos para obras já iniciadas. Mais R$ 115.700,00 serão destinados para manutenção, adequação, melhorias e implementação de cinemas de rua, itinerantes ou salas de cinema. Até R$ 58.999,98 serão destinados para a formação e qualificação de interessados em trabalhar com o audiovisual por meio de oficinas.

Já o recurso de R$ 274.419,92, destinado às demais áreas culturais, foi dividido em dois editais: no primeiro, no valor total de R$ 130.943,44, serão selecionadas 28 propostas para atender projetos nos segmentos de teatro, dança, circo, música, cultura urbana e periférica, cultura popular, economia criativa e solidária, literatura e artes plásticas e visuais.

O segundo, que totaliza R$ 143.476,48, atenderá até 20 artistas e coletivos que apresentem trajetória comprovada e relevante no município nos segmentos de cultura negra, cultura LGBTQIA+ e cultura indígena, além de espaços e territórios culturais sediados em Poá, com representatividade artística cultural em diferentes linguagens e vertentes.

“Do total de recursos recebidos, a Secretaria Municipal de Cultura reservou R$ 47.463,27 – aproximadamente 4,8% – para a contratação de 12  pareceristas, que se inscreveram de diversas regiões do País e ficarão responsáveis por auxiliar na avaliação e julgamento dos projetos enviados”, explica o secretário Fabrício.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4638-8804, e-mail [email protected], site poa.sp.gov.br ou diretamente no Teatro Municipal de Poá.