Início » Idosos com mais de 67 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta 3ª em Poá

Os idosos com idade a partir de 67 anos começam a ser vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira (13/04), no município de Poá. A nova etapa da campanha inicia um dia após o Departamento de Vigilância em Saúde ultrapassar a marca de 16 mil aplicações do imunizante na cidade. Além disso, a imunização dos profissionais da educação teve início nesta segunda-feira (12/04).

O Departamento de Vigilância em Saúde informou que o município recebeu, na manhã desta segunda-feira (12/04), 860 doses do imunizante AstraZeneca. “Estamos adiantando mais uma etapa, em virtude dos lotes que o governo do Estado tem nos enviado. Assim podemos avançar na campanha em Poá, que já registra 16,8 mil aplicações. Desde o início, graças a logística que preparamos, a vacinação na nossa cidade foi paralisada apenas uma vez e por um curto espaço de tempo”, enfatizou o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

A vacinação dos idosos segue em dois pontos da cidade, sendo o primeiro no Reino da Garotada, localizado na rua Biritiba, 168, no bairro São Francisco, em sistema drive-thru e presencial. O segundo local é a Praça da Bíblia, que fica na rua Vicente Guida, na região central, porém, neste posto a vacinação não conta com o sistema drive-thru, por ser em ambiente fechado. Em ambos os locais, a vacinação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Para a aplicação da 1ª dose, os idosos devem comparecer munidos de documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para a vacinação da 2ª dose, os idosos devem comparecer na data marcada na carteirinha de vacinação que deve ser apresentada junto com os documentos citados acima. A vacinação contra a Covid-19 no município de Poá realizou 16.813 aplicações do imunizante, sendo 11.022 da 1ª dose e 5.791 da 2ª dose.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A manhã desta segunda-feira (12/04) foi marcada pelo início da vacinação dos profissionais da Educação, com mais de 47 anos, que atuam em todas as redes do município de Poá. Para a 1ª fase, a Secretaria Municipal de Educação estima vacinar 1.067 educadores e funcionários, sendo 670 da rede municipal, 347 na rede estadual e 50 da rede privada. O primeiro dia da campanha vacinou 493 profissionais em Poá.

Na Praça da Bíblia, a professora Sandra Regina Paes da Silva estava emocionada na hora da vacinação. “Parece que estou vivendo um sonho. Tenho muitas saudades da sala de aula e agora tenho fé de que poderemos voltar em breve. Amo dar aulas presencialmente e é muito melhor para o desenvolvimento dos alunos”, relatou.

Para ser vacinado, o profissional deve acessar o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e preencher os campos obrigatórios como nome completo, CPF, e-mail, endereço, telefone, cargo/função, rede de ensino, município, escola, CNPJ da empresa em que atua (dado a ser preenchido pelo prestador de serviço) e tipo de vínculo: efetivo, temporário ou eventual (dado a ser preenchido por professores), além de anexar os holerites de fevereiro e março de 2021, como comprovação de vínculo com o trabalho na escola.

Estão inclusos nesta etapa da vacinação dos profissionais da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Médio): professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores.

“É importante frisar que esse cadastro prévio no site Vacina Já é obrigatório. Caso não venha com o comprovante de validação dessa inscrição, não poderemos vaciná-lo”, afirmou o diretor do departamento. A vacinação destes profissionais também está sendo realizada no Reino da Garotada e na Praça da Bíblia.

Para obter mais informações, sanar dúvidas e registrar denúncias, a Secretaria Estadual de Educação disponibilizou o telefone 0800 77 000 12, além do portal “atendimento.educacao.sp.gov.br”. Para contato com o Departamento de Vigilância em Saúde do município, o telefone é o 4639-9121.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá