Terceirização do Pronto Atendimento Municipal melhorou o serviço prestado, gerando maior procura pelo equipamento
O Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida registrou nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 75,7 mil atendimentos, segundo os dados apresentados pelo Instituto Alpha, responsável pela gestão do equipamento, à Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da terceirização do P.A., o número de atendimentos apresentou um aumento de 95,85%, em virtude da melhoria dos serviços oferecidos aos pacientes. Vale ressaltar que os números são referentes ao período iniciado no dia 21 de janeiro, data que a Organização Social de Saúde assumiu a gestão da unidade.
De acordo com o balanço apresentado, dentre os serviços oferecidos pelo equipamento, a Clínica Geral foi a mais procurada pelos pacientes com, aproximadamente 38,4 mil atendimentos, seguido pela Pediatria (18.805), consultas de síndrome gripal (15.750), Observação (1.647) e Radiografia externa (1.104).
“A terceirização do Guido Guida resultou na melhoria dos serviços prestados e, naturalmente, tantos os poaenses como pacientes de outras cidades (4.446), começaram a procurar o Pronto Atendimento Municipal aumentando a demanda, mensalmente”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.
Ainda com base nos dados apresentados, a procura por atendimento no P.A., de pacientes oriundos de Ferraz de Vasconcelos (6.695 consultas), São Paulo (4.492), Itaquaquecetuba (4.876) e outras cidades, subiu de 2.377 consultas para 5.257, o que corresponde a um crescimento de 121,16%. “Se considerarmos apenas os pacientes de Poá, este aumento foi de 84,61%. É bom frisar que este comparativo foi feito tendo como base o mês de fevereiro, já que a OSS esteve à frente do equipamento apenas por 11 dias”, informou o responsável pela Pasta.
“Quando assumimos a gestão do Pronto Atendimento, recebemos a missão da prefeita Marcia Bin de ofertar à população o melhor atendimento possível e, desde então, temos trabalhado para isso. O aumento dos atendimentos reforça o que já havíamos observado, ou seja, que estamos no caminho certo e, desta forma, vamos continuar trabalhando, em parceria com a Secretaria de Saúde, para melhorar estes dados ainda mais”, afirmou Rogério Monteiro, Gerente do Instituto Alpha.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá